Nesta sexta-feira, 26 de julho de 2019, foi realizada a parte final da Caravana do Trabalho da Pessoa com Deficiência, em Mairi-BA. 

O evento foi realizado no Auditório da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, com a presença de autoridades locais, territoriais, estaduais e a população em geral. O objetivo é articular a Sociedade Civil, Poder Público e o Empresariado para o combate à discriminação no acesso as vagas de trabalho.
Fizeram parte da mesa: o vice-prefeito de Mairi Gustavo de Capeta, representando o prefeito Jobope; o coordenador da Agenda Bahia do Trabalho Decente (ABTD), da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) Ildásio Pitanga; o presidente do Colegiado Territorial de Desenvolvimento Sustentável (CODETER) da Bacia do Jacuípe Eliezer Costa; a Secretária de Assistência Social de Capim Grosso Hosana Ferreira, representando a prefeita Dra. Lydia; a coordenadora administrativa da Associação Baiana para Cultura e Inclusão (ABACI) Cristina Gonçalves; a presidente da Associação Mairiense de Pessoas com Deficiência (AMPED) de Mairi Adriana Bispo; o Secretário de Assistência Social Carlos César; e o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer Tchuca Rios, ambos as secretarias do município de Mairi. 

Nos dias 11, 12, 18 e 19, foram realizadas oficinas sobre Gestão de Carreira e Legislação Trabalhista. Nos dias 25 e 26 aconteceram atividades sobre Economia Solidária. Na tarde desta sexta (26), houve o Ato de Mobilização Social para construção da Rede de Acolhimento das Pessoas com Deficiências nas Cadeias Produtivas Territoriais da Bacia do Jacuípe. Na oportunidade, foi realizada a Feira de Economia Solidária, em frente à Secretaria de Cultura.

Adriana Bispo iniciou sua fala parabenizando o governo da Bahia pela iniciativa de abrir espaço para o seguimento da pessoa com deficiência acessar o FUNTRAD, parabenizou a SETRE, na pessoa de Ildásio, agradeceu a Prefeitura de Mairi, ao prefeito Jobope, as Secretárias Municipais que colaboraram, em especial ao secretário Carlos César e Tchuca Rios, aos músicos, equipe de apoio e a todos que ajudaram a realizar o projeto. 

Adriana ainda ressaltou que a AMPED é uma ONG sem fins lucrativos, existente há 10 anos no município de Mairi, com a finalidade de disseminar  conhecimentos sobre os direitos e deveres da pessoa com deficiência. Ainda segundo ela, nada disso estaria acontecendo se antes as pessoas com deficiência não tivessem se organizado politicamente e lutado para conquistar espaço na sociedade. E finalizou agradecendo a comunidade mairiense pelo apoio recebido.

A caravana é uma ação da Agenda Bahia do Trabalho Decente (ABTD), executada por convênio firmado entre a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e a Associação Baiana Para Arte, Cultura e Inclusão (ABACI), através do Fundo de Promoção do Trabalho Decente (FUNTRAD), em parceria com a Associação Mairiense de Pessoas com Deficiência (AMPED), com o apoio da Prefeitura Municipal de Mairi, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Mairi, empresas privadas, pessoas da comunidade, dentre outros.


































































































































Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem