O Tribunal de Contas dos Municípios rejeitou, na sessão desta quinta-feira (16/04), realizada por meio eletrônico, as contas da prefeitura de Várzea do Poço, da responsabilidade do prefeito Manoel Carneiro Filho, relativas ao exercício de 2018. O relator do parecer, conselheiro substituto Cláudio Ventin, multou o gestor em R$5 mil em razão das irregularidades apontadas no relatório técnico.

Também foi determinada uma segunda multa, no valor de R$57,6 mil, equivalente a 30% dos subsídios anuais do prefeito, devido a extrapolação do limite para despesa total com pessoal – o que motivou o parecer pela rejeição, além da abertura de créditos adicionais sem autorização da Câmara de Vereadores. De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal as prefeituras podem investir até 54% da receita corrente líquida em gastos com pessoal. No caso de Várzea do Poço, foram investidos 62,76%. O conselheiro Ronaldo Sant’anna divergiu quanto a multa, opinando pela aplicação da penalidade de 12%. Os demais conselheiros acompanharam o relator.

Entre as irregularidades apontadas no relatório técnico, destacam-se o orçamento elaborado sem critérios adequados de planejamento; a Lei de Diretrizes Orçamentárias não consigna as metas e as prioridades da administração pública municipal; inconsistências contábeis; falha na transparência pública e no relatório de controle interno.

A prefeitura cumpriu todas as obrigações constitucionais e legais, vez que foram investidos 26% dos recursos provenientes de transferências na manutenção e desenvolvimento do ensino; 18,52% nas ações e serviços públicos de saúde; e 81,84% dos recursos do Fundeb no pagamento da remuneração dos profissionais do magistério.

Cabe recurso da decisão.


Assessoria de Comunicação
Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem