Dois posts feitos no perfil do presidente da República, Jair Bolsonaro, no Twitter neste domingo foram excluídos pela própria rede social por terem violado as regras do microblog.

Não foram especificadas quais regras foram quebradas no aviso, mas o Twitter explica que a conta do usuário "permanecerá bloqueada até que o Tweet seja removido". Ou seja, mesmo que a rede social tenha ocultado o conteúdo dos seguidores, o próprio autor do post deve apagá-lo para continuar utilizando a rede social.

"Quando o Twitter aplicar medidas corretivas e a pessoa remover o Tweet, outro aviso ficará disponível por 14 dias para reconhecimento da remoção", diz o microblog na página sobre os avisos que dispõe.

Já na aba que lista as regras a serem adotadas por todos os usuários, o microblog ressalta, no primeiro parágrafo, os principais pontos proibidos:

"A finalidade do Twitter é proporcionar o diálogo público. Violência, assédio e outros tipos de comportamentos semelhantes impedem que as pessoas se expressem e diminuem o valor do diálogo público global. Nossas regras foram criadas para garantir que todas as pessoas possam participar do diálogo público com liberdade e segurança", afirma.

Ao portal G1, o Twitter ressaltou que expandiu as normes para incluir "conteúdos que forem eventualmente contra informações de saúde pública orientadas por fontes oficiais".

"O Twitter anunciou recentemente em todo o mundo a expansão de suas regras para abranger conteúdos que forem eventualmente contra informações de saúde pública orientadas por fontes oficiais e possam colocar as pessoas em maior risco de transmitir COVID-19. O detalhamento da ampliação da nossa abordagem está disponível neste post em nosso blog."

Leia mais: Bolsonaro é alertado de que, se tentar flexibilizar isolamento ‘na canetada’, sofrerá revés na Justiça

De manhã, Bolsonaro havia saído do Palácio da Alvorada para fazer um tour "aleatório" pelo Distrito Federal, como ele mesmo definiu, parando em vários pontos para cumprimentar apoiadores, em locais com concentração de pessoas.

Essa atitude ocorreu em menos de 24 horas após o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, defender o distanciamento social visando a evitar um colapso do sistema de saúde em decorrência da epidemia do novo coronavírus. O passeio também foi criticado por especialistas.

Leia abaixo as regras do Twitter:

Segurança

Violência: não é permitido fazer ameaças de violência contra um indivíduo ou um grupo de pessoas. Também proibimos a glorificação da violência. Saiba mais sobre nossas políticas contra ameaças violentas e glorificação da violência.

Terrorismo/extremismo violento: não é permitido ameaçar nem promover terrorismo ou extremismo violento.

Exploração sexual de menores: o Twitter tem uma política de tolerância zero em relação à exploração sexual de menores.

Abuso/assédio: não é permitido se envolver no assédio direcionado a alguém nem incitar outras pessoas a fazer isso, inclusive desejar que alguém sofra lesões.

Conduta de propagação de ódio: também não é permitido promover violência, ameaçar ou assediar outras pessoas com base em raça, etnia, nacionalidade, casta, orientação sexual, gênero, identidade de gênero, religião, idade, deficiência ou doença grave.

Suicídio ou automutilação: não é permitido promover nem incentivar o suicídio ou a automutilação.

Mídia sensível, incluindo violência explícita e conteúdo adulto: não é permitido publicar mídias que contêm conteúdo excessivamente sangrento nem compartilhar conteúdo violento ou adulto em vídeos ao vivo ou fotos de capa ou de perfil. Mídias que representam violência sexual e/ou agressão também não são permitidas.

Produtos ou serviços ilegais ou regulamentados: não é permitido usar nosso serviço para nenhuma finalidade ilegal ou como auxílio a atividades ilegais. Isso inclui venda, compra ou facilitação de transações em produtos ou serviços ilegais, bem como determinados tipos de produtos ou serviços regulamentados.


Privacidade

Informações privadas: não é permitido publicar informações privadas de outras pessoas (como número de telefone e endereço residencial) sem a permissão e a autorização expressas delas. Também é proibido ameaçar expor informações privadas ou incentivar outras pessoas a fazer isso.

Nudez não consensual: não é permitido publicar ou compartilhar fotos ou vídeos íntimos de alguém que tenham sido produzidos ou distribuídos sem o consentimento dessa pessoa.
Autenticidade

Spam e manipulação da plataforma: não é permitido usar os serviços do Twitter com o intuito de amplificar ou suprimir informações artificialmente ou se envolver em comportamento que manipule ou prejudique a experiência das pessoas no Twitter.

Integridade nas eleições: não é permitido usar os serviços do Twitter para manipular ou interferir nas eleições. Isso inclui a publicação ou o compartilhamento de conteúdo que possa diminuir o comparecimento dos eleitores ou enganar as pessoas sobre quando, onde ou como votar.

Falsa identidade: não é permitido assumir a identidade de indivíduos, grupos ou organizações com a intenção de iludir, confundir ou enganar.

Mídias sintéticas e manipuladas: não é permitido compartilhar de maneira enganosa mídias sintéticas ou manipuladas que provavelmente causarão danos. Além disso, podemos marcar Tweets que contêm mídias sintéticas e manipuladas para ajudar as pessoas a entender a autenticidade delas e fornecer mais contexto.

Direitos autorais e marca registrada: não é permitido violar os direitos de propriedade intelectual de outras pessoas, incluindo direitos autorais e de marca registrada.
Publicidade de terceiros em conteúdo de vídeo

Não é permitido enviar, publicar ou exibir conteúdos de vídeo que incluem publicidade de terceiros, como anúncios em vídeo pre-roll ou gráficos de patrocínio, em nossos serviços ou por meio deles sem nosso consentimento prévio.

Observação: poderá ser necessário alterar essas regras de tempos em tempos para cumprir nossa meta de promover um diálogo público saudável.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem