O Vereador Rogério Freitas Coelho, vem no uso de suas atribuições, requerer, VOTOS DE APLAUSOS, ao Rev. Gessé Almeida Rios, pelo brilhante trabalho que o mesmo vem desempenhando como Missionário na Agência Presbiteriana de Missões Transculturais na África do Sul.

JUSTIFICATIVA:

Rev. Gessé Almeida Rios, o 2º dos 9º filhos de Francisco de Oliveira Rios (Chico de Zé Gringo) e Marianina Almeida Rios, nasceu em Mairi/BA em 18 de setembro de 1961 na fazenda Santa Maria. Cresceu nas fazendas Sossego e Genipapo neste município.

Seus primeiros anos de estudo foi na Escola Profª Edeltrudes Pacheco, tendo com diretora a amada e saudosa tia Lurdinha e as prós Diná Leal e Perpetua Dorea.

Fez o Ensino Fundamental 2 na antiga CENEC.

É casado com Iolanda Alves de Souza Rios (nasceu em Jataí/GO em 22/05/1962) e são pais de três filhos: Guilherme Alves de Souza Rios (05/11/89), Philipe Alves de Souza Rios (22/03/91) e Leonardo Alves de Souza Rios (07/06/93).

Gessé já nasceu num lar cristão e sempre desfrutou da vida cristã em família. Seus pais cumpriram seu papel ao lhe fornecer a Palavra de Deus. No entanto, sua consciência de necessidade de entrega pessoal ao Senhor e publicamente professar a sua fé em Cristo Jesus como único Salvador deu-se em 1979 por ocasião de uma conferência com o Rev. Josafá Vasconcelos.

Tem formação secular voltada para a área contábil e sua formação ministerial deu-se inicialmente no Instituto Bíblico do Norte (IBN) em Garanhuns – PE, entre os anos de 1982 e 1984. Em seguida cursou Teologia no Seminário Presbiteriano do Norte (SPN) com Licenciatura Plena em Educação Religiosa pelo Seminário Teológico Evangélico do Nordeste (STEN) em Recife – PE, ambos entre os anos de 1985 e 1988.

Entre os anos de 1999 e 2001 cursou Mestrado em Teologia Pastoral com especialização em Missiologia pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPPGAJ) da Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo. Fez outros cursos de curta duração na área da missiologia na África do Sul e Estados Unidos.

Atuação no Campo:

1. Em janeiro de 1989 foi ordenado ao exercício pastoral da Igreja Presbiteriana do Brasil. Desde aquela data até dezembro de 1994 exerceu seu ministério no Presbitério de Campo Formoso, Sínodo Oeste da Bahia, mais precisamente na cidade de Senhor do Bonfim;

2. Em 1994 foi recebido como missionário da JME/IPB (antiga APMT) para o trabalho na África. O ano de 1995 foi um ano preparatório para o trabalho transcultural. Preparação que incluiu um curso de Linguística e Missiologia na ALEM/SIL em Brasília e uma escola de orientação missionária em Pearl River, NY.

3. Começaram o trabalho na cidade da Beira em Moçambique no início de março de 1996. Ali atuaram junto à Igreja Presbiteriana de Moçambique e como professor no curso de Teologia do Instituto Bíblico da província de Sofala (IBS). Por motivo de agravamento da saúde na família retornaram ao Brasil em dezembro de 1997 para tratamento e reciclagem.

4. Retornaram à África após quatro anos no Brasil em tratamento médico na família e um curso de especialização em missões pelo CPPAJ/Mackenzie.

Atualmente residem na Cidade do Cabo, África do Sul, desde fevereiro de 2002. O seu trabalho consiste na direção da Base da APMT para a região Sul do continente africano cujas atribuições são:

a) Cuidado da parceria missionária entre APMT e Kenilworth Community Presbyterian Chruch – KCPC (Igreja Presbiteriana da Comunidade do Kenilworth), servindo na sua liderança e acompanhando seu trabalho entre povos refugiados na Cidade do Cabo.

b) Acompanhamento da parceria entre APMT e South African Language Academy – SALA (Academia Sul Africana de Línguas);

c) Recebimento, orientação e cuidado pastoral dos novos missionários da APMT em processo de aquisição da língua inglesa na Cidade do Cabo;

d) Acompanhamento e orientação a missionários e seus projetos nos países abrangidos pela Base;

e) Identificação de oportunidades e áreas de cooperação para novas parcerias missionárias em países da referida região.

Sua ida para a África foi resultado da consciência de vocação divina. Em outras palavras, a forte convicção de que o Todo Poderoso o chamava para servir nossos semelhantes em outras regiões do mundo, mãos precisamente no continente africano. Para ele a vida só faz sentido, e vale a pena de fato, quando vivida em obediência ao seu Criador.

Perante o exposto,

Apresento à Mesa, nos Termos Regimentais, a presente “Moção de Aplausos” a Rev. Gessé Almeida Rios, pelo brilhante trabalho que o mesmo vem desempenhando como Missionário na Agência Presbiteriana de Missões Transculturais na África do Sul.

Sala das Sessões da Câmara Municipal de Vereadores de MAIRI – Bahia, em 04 de julho de 2013

ROGÉRIO FREITAS COELHO
Vereador

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem