O deputado federal Amauri Teixeira (PT/BA) sugeriu a presidenta Dilma Rousseff, através da indicação nº4620/13 que sejam implantados polos de distribuição da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, em todos os territórios de identidade da Bahia, como exemplo ele cita os municípios de Jacobina e Mairi como prováveis sedes.
Amauri falou sobre a seca pela qual tem passado o Nordeste brasileiro, inclusive o estado da Bahia. “O trabalho feito pela CONAB para o socorro aos rebanhos tem sido importante, mas não atende a demanda de forma efetiva devido às dificuldades para transporte. Estima-se que para transportar 120 mil toneladas de milho, que é a necessidade imediata dos estados do Nordeste seria necessária a contratação de 4.000 carretas”, explica o parlamentar.

Ele complementa, “O Nordeste brasileiro é um grande consumidor de grãos e essa demanda aumenta por conta da seca. O que faz necessário buscar esse produto em outras regiões para criar condições de salvar os rebanhos”.

O parlamentar defendeu a necessidade de investimento na área de infraestrutura logística e em políticas de armazenagem na região, com a criação de estoques estratégicos para assegurar o abastecimento e a comercialização de grãos, que segundo ele é muito significativa. “É preciso que seja implantado pelo menos um Polo de Distribuição da CONAB em cada Território de Identidade, nas cidades polos desses territórios como, por exemplo, Jacobina e Mairí”,destacou.

CONAB

A CONAB é uma empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que contribui de forma efetiva, para o abastecimento regular de alimentos da população brasileira. Sua atuação antecede a decisão de plantar e se estende até depois da comercialização agrícola, realizando levantamentos para prever safras, acompanha o comportamento da produção e dos preços, formula estudos da política agrícola nacional e coloca em prática boa parte das políticas traçadas para o setor.

Dados da CONAB apontam que o Nordeste tem apenas 5,8% da capacidade total de armazenagem e um déficit de 44% daquilo que se produz e o que se pode armazenar.

Territórios de identidade da Bahia

O estado da Bahia está dividido em 27 territórios, são eles: Irecê, Velho Chico, Chapada Diamantina, Sisal, Litoral Sul, Baixo Sul, Extremo Sul, Médio Sudoeste da Bahia, Vale do Jequiriçá, Sertão do São Francisco, Bacia do Rio Grande, Bacia do Paramirim, Sertão Produtivo, Piemonte do Paraguaçu, Bacia do Jacuípe, Piemonte da Diamantina, Semiárido Nordeste ll, Litoral Norte e Agreste Baiano, Portal do Sertão, Vitória da Conquista, Recôncavo, Médio Rio das Contas, Bacia do Rio Corrente, Itaparica, Piemonte Norte do Itapicuru, Região Metropolitana de Salvador e Costa do Descobrimento.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem