A celebração da Via Sacra da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Mairi foi encerrada nesta sexta-feira (06) em caminhada ao Monte Santa Cruz, saindo às 5h da manhã da Igreja Matriz, localizada na Praça J.J. Seabra. Para manter a tradição religiosa da Semana Santa no município, muitos fiéis católicos visitaram a Capela da Santa Cruz do Monte para fazer suas orações e penitências. Confira no vídeo abaixo:
As pessoas vão de carro, de motos ou de pé. Segundo os mais velhos, há mais de oitenta anos existe esta tradição de visitar a capela do monte no município de Mairi.

Em frente a Capela do Monte, existe a Toca da Onça. Para lá chegar, a sua descida é íngreme e escarpada. A gruta se abre numa galeria estreita, que sobe em declive, mais ou menos por uns dez metros, saindo na parte superior por um rasgão angusto, dificilmente dando passagem a uma pessoa.
 Toca da Onça

À tarde, por volta das 15h, aconteceu a Celebração da Paixão na Igreja Matriz. Logo após, foi realizada a Procissão pelas ruas da cidade. A programação da Semana Santa da Igreja Católica de Mairi começou dia 1º de abril e encerra no próximo domingo (08).
Celebração da Paixão na Igreja Matriz
Procissão pelas ruas da cidade - Confira no vídeo:
A Sexta-Feira Santa, é também chamada de "Sexta Feira da Paixão", e é a sexta-feira que ocorre antes do domingo de Páscoa, e é o dia que os cristãos lembram da cruficação de Cristo na cruz. A Sexta-Feira Santa é um feriado móvel, assim como a Páscoa.

Nesta data, existem diversos rituais religiosos, a Igreja aconselha os fiéis a fazerem algum tipo de penitência, como jejum e a abstinência de carne e qualquer ato que se refira ao prazer, Procissão, Via Sacra e outros. É comum que os Católicos façam promessas nesse dia, além de deixar de comer seu alimento preferido, ou até mesmo deixar de fazer coisas que gosta muito nesse dia, como penitência.

Origem da Sexta Feira Santa
Segundo os cristãos, a ressurreição de Cristo aconteceu em um domingo, ao dia 14 de Nisã, de acordo com o calendário hebraico. Essa tradição refere ser esse o terceiro dia desde a morte, pois contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico, contava o primeiro e o último dia, seria então em uma sexta-feira o dia da morte de Cristo.
A capela da Santa Cruz do Monte é o cartão postal do município de Mairi, quem se aproxima da cidade, a primeira coisa que vê é a beleza mística da capela lá no alto. A população faz romarias, ao som de hinos religiosos e preces, principalmente todas as quintas e sextas-feiras da Semana Santa, onde as pessoas sobem ao monte para orar e acender velas. 

A prefeitura de Mairi realizou serviços de patrolamento e cascalhamento da estrada, pintou as escadas da subida do monte e a capela e fez um estacionamento para veículos em um terreno doado pelo Sr. Edgard Assis de Oliveira. Para gerar energia, foi instalado um gerador.

Redação e fotos: Agmar Rios 
Aguardem mais informações, vídeos e fotos.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem