Um garoto morreu após receber a dose errada de um remédio prescrito por um médico. A criança, de apenas dois anos de idade, sofreu overdose após ser medicada no hospital, recebendo dez vezes a mais do que deveria pela falta de uma vírgula na receita.
Apesar de ter acontecido em março de 2024, na região da Flórida, nos Estados Unidos, o caso voltou à tona após o novo julgamento do caso, que foi levado à Justiça americana pelos pais da criança.
A mãe alega que a alteração na dosagem aconteceu após o desaparecimento de uma vírgula que deveria ter sido colocada pelo médico, onde 1,5 mmol de potássio passou para 15 mmol, duas vezes ao dia, causando a overdose.
Os pais reforçam que a enfermagem foi alertada pelo sistema do hospital sobre a dosagem, mas seguiu com a medicação, que ocasionou em uma parada cardíaca na criança após a aplicação da segunda dose.
O que era para ser um tratamento contra uma infecção viral com hipocalemia, ocasionou em um dano cerebral e hipóxia. A vítima chegou a ser reanimada e levada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde foi colocada em ventilação mecânica.
Sua morte foi atestada duas semanas depois do ocorrido, durante a internação. O menino apresentou convulsões e complicações associadas ao seu estado crítico, tendo os aparelhos desligados após a aprovação da família.


