Enquanto a nossa educação vier recebendo os tratamentos em que vem recebendo, a tendência dela é piorar mais e mais.

Eu vejo claramente que o excesso de disrupções por parte de alguns alunos, são muito grandes, e os professores não possuem a formação adequada para interfirerem, de maneira positiva nesses problemas e evitar o desastre cognitivo já previamente anunciado!

Temos uma psicopedagogo atuante, que por sinal, é muito responsável e competente. Porém não lhe sobra tempo para desenvolver o seu trabalho, da maneira que ela gostaria de fazer! É como diz o sábio provérbio popular: "andorinha sozinha não faz verão"!...

O trabalho psicopedagógico correto envolve sessões operativas, projetivas, entrevistas centradas na aprendizagem do sujeito (EOCA), trabalho com as famílias deles, orientações aos professores! Para orientar professores, o psicopedagogo precisa dominar as cinco metodologias de ensino, que são: tradicionalismo, construtivismo, interacionismo, montessoriano e Waldorf.

Também se trabalha com alunos superdotados, lhes garantido os seus avanços para as séries subsequente. Se trabalha com pessoas idosas, agindo diretamente na senilidade destas pessoas.

Texto produzido por Antonio Carlos Dias
Psicopedagogo Inst. Clínico

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