Através de indicação parlamentar (IND/25418/2021), a deputada Neusa Cadore (PT) solicitou ao Governo do Estado a implantação da Ronda Maria da Penha no município de Ipirá, no Território Bacia do Jacuípe. A iniciativa visa garantir apoio às mulheres em situação de violência doméstica, combater e prevenir esse tipo de crime.

No documento, a parlamentar ressalta que a violência contra a mulher representa uma das formas mais graves de violação dos direitos humanos, consequência de valores machistas e conservadores, historicamente presentes na sociedade de cultura patriarcal.

A cidade de Ipirá configura-se como um dos principais centros comerciais e de serviços públicos da sua região e tem uma população estimada em quase 60 mil habitantes. Neusa avalia que o aumento dos casos de violência doméstica tem chamado a atenção, causando insegurança e preocupação.

"O Governo do Estado tem desempenhado um grande papel na consolidação de políticas públicas para as mulheres, destacando-se no combate à violência e nas ações de empoderamento econômico. Por isso, queremos solicitar o acolhimento desse importante pedido”, afirmou a parlamentar.

Neusa também já apresentou à Secretaria de Segurança Pública a implantação de uma DEAM – Delegacia de Atendimento à Mulher para atender a região da Bacia do Jacuípe (IND/20.328/2013).

Ronda Maria da Penha

A Ronda Maria da Penha foi instituída foi instituída em 2015 para fortalecer e ampliar os serviços de proteção à mulher, por meio do termo de cooperação técnica entre as secretarias estaduais de Políticas para as Mulheres (SPMBA) e de Segurança Pública (SSP), Defensoria Pública, Ministério Público e Tribunal de Justiça da Bahia. O estado conta com 18 unidades da Ronda, localizadas nos municípios de Salvador, Juazeiro, Paulo Afonso, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Jacobina, Itabuna, Senhor do Bonfim, Lauro de Freitas, Campo Formoso, Sobradinho, Itaparica, Guanambi, Barreiras, Rio Real, Ipiaú, Bom Jesus da Lapa e Jequié.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem