Todas as escolas de Várzea da Roça cadastradas no programa "Saúde na Escola", do Ministério da Saúde, estão recebendo, segundo cronograma, equipes da Saúde da Família, para realizar busca ativa de novos casos de hanseníase e geomitíase (verminoses) no município.

A ação faz parte da Campanha Nacional de Hanseníase e Verminoses em Escolares, que tem a finalidade de proteger as crianças de 5 a 14 anos com a realização de triagens e tratamento coletivo dessas doenças.

A ação contará com a participação de todos os profissionais da Atenção Primária, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

HANSENÍASE – É identificada por manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas com alteração da sensibilidade térmica, dolorosa e tátil. Pode aparecer em qualquer parte do corpo. Os sintomas estão relacionados ao comprometimento do nervo, o que pode afetar a força muscular e até provocar deformidades físicas. Trata-se de uma doença contagiosa, que é transmitida por uma pessoa doente que não esteja em tratamento.

VERMES - são parasitas que vivem no intestino humano. Os principais sintomas são cólicas abdominais, vômitos, anemia, perda de peso, fraqueza e cansaço. Eles afetam o estado nutricional, comprometendo o crescimento e o desenvolvimento da criança.

AÇÕES - Durante a semana que antecedeu a ação, foram realizadas campanhas educativas em todas as escolas participantes, que contam com alunos na faixa etária de 5 a 14 anos. O intuito foi orientar os alunos sobre sinais e sintomas das doenças.

Ascom Várzea da Roça

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem