O Programa Escola Ambiental que foi realizado em escolas públicas de Mundo Novo - BA, com o apoio da Agência de Cooperação Internacional do Japão – JICA e associação Nordestina de Ex-bolsistas e Estagiários no Japão – ANBEJ, foi finalista da 1ª edição do Prêmio Bahia Sustentável em 2023, e agora na 2ª edição de 2024, ficando em segundo lugar na categoria Tecnologia Social Sustentável, subcategoria Cidade.

Prêmio Bahia Sustentável

Instituído pelo Decreto Estadual nº 14.225/2012, promovido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e custeado com recursos do Fundo de Recursos para o Meio Ambiente (Ferfa), o Prêmio Bahia Sustentável tem como objetivo estimular e divulgar as melhores iniciativas e ideias que contribuam para a melhoria da qualidade de vida, com foco na conservação do meio ambiente, no estado da Bahia.

Na edição de 2024 do Prêmio, 12 projetos foram reconhecidos por suas contribuições inovadoras e impactantes na área de sustentabilidade, refletindo o compromisso do estado com práticas ambientais transformadoras. Os vencedores foram selecionados nas categorias Ideia Sustentável e Tecnologia Social Sustentável, que destacam soluções voltadas para a preservação ambiental, a inovação tecnológica e o desenvolvimento social.

O evento foi realizado no Auditório da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), no Centro Administrativo da Bahia e contou com a presença do corpo técnico da Secretária Estadual do Meio Ambiente além de representantes do conselho Estadual do Meio Ambiente – CEPRAM, do Corpo de Bombeiros Militar – CPM-BA, da Companhia Independente de Polícia de Proteção Animal – COPPA, dos finalistas do Prêmio, dentre outros convidados.

A Secretária de Educação de Mundo Novo, Sra. Tassiane Mendes acompanhou a idealizadora e coordenadora do Programa Escola Ambiental, Sra. Juliete Galvão para receber o Prêmio entregue pelo Secretário Estadual do Meio Ambiente, Sr. Eduardo Sodré, a Assessora Especial do Gabinete do Secretário, Sra. Maiana Pitombo e o Conselheiro do Fundo Estadual de Recursos para o Meio Ambiente - Ferfa, Sr. João Gomes. Na ocasião foram entregues exemplares do livro do Programa Escola Ambiental para alguns dos organizadores da premiação, já o e-book do livro, está disponível gratuitamente na plataforma da Pontes Editores.

Programa Escola Ambiental: chegou a hora de transformar

Com o objetivo de despertar o senso de responsabilidade ambiental de cada estudante por meio de atividades teóricas e práticas mostrando que é possível educar para a sustentabilidade de forma lúdica, criativa, participativa e transformadora o Programa promoveu conscientização ambiental para mais de 1.000 estudantes de 13 escolas, contando com 11 professores além de contribuir com a coleta seletiva e o plantio de mais de 1.500 árvores em áreas degradas e atingidas por incêndios florestais em Mundo Novo.

“Dedico este reconhecimento do Prêmio Bahia Sustentável 2024 a todos os estudantes Promotores da Sustentabilidade e a todos que participaram e apoiaram o Programa Escola Ambiental, que esperamos, seja uma fonte de inspiração e de referência para todos que se interessam pela educação ambiental e pelo futuro do planeta.” Destacou Juliete Galvão, idealizadora e coordenadora do Programa.

Adaptado de: Leandro Pessoa/Ascom, com informações da Sema


Juliete Galvão








Adaptado de: Leandro Pessoa/Ascom, com informações da Sema

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem