Um lugar que recebeu os primeiros experimentos de plantações de uva há mais de uma década, a cidade de Morro do Chapéu ganhou um reconhecimento importante: o título de 'Capital do Vinho da Chapada Diamantina'. A concessão foi sancionada nesta quinta-feira, 2, pelo Governo do Estado.

A legislação aprovada prevê ainda, a realização do Festival do Vinho anualmente na Bahia, no mês de agosto. e reconhece o evento como uma manifestação cultural de interesse social e turístico para o município de Morro do Chapéu. As publicações foram realizadas na edição do Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 3.

O deputado Pedro Tavares (União Brasil), responsável pelo projeto de lei, justificou a proposta com a história do cultivo de uvas viníferas em Morro do Chapéu, que começou a se desenhar em 2008, quando a ideia de produzir vinhos finos localmente surgiu.

Em 2009, um termo de cooperação técnica foi firmado, permitindo a instalação de um campo experimental com 12 variedades de uvas viníferas. Atualmente, a cidade conta com cinco vinícolas, das quais três estão abertas à visitação, proporcionando uma experiência única de enoturismo.

“O enoturismo, que envolve a exploração do universo dos produtores de vinho, tem impulsionado o turismo em Morro do Chapéu”, observou o parlamentar, no documento. “Os visitantes têm a oportunidade de passear pelos vinhedos, conhecer a história e tradição locais, aprender sobre os processos de elaboração do vinho e desfrutar de experiências gastronômicas e culturais únicas”, acrescentou ele.

Além deste reconhecimento, o governador Jerônimo Rodrigues sancionou mais 17 leis concedendo títulos de capitais estaduais, estabelecendo datas comemorativas e nomeando prédios e logradouros públicos em várias cidades. 

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem