Um adolescente de 17 anos, com o símbolo nazista no braço, foi preso na manhã desta segunda-feira, 13, na cidade de Monte Mor, interior de São Paulo, após atacar uma escola pública da cidade com bombas feitas de coquetel molotov. Não houve danos ao prédio escolar e nem registro de feridos.
A polícia está investigando a motivação do atentado. Logo no início da aula, o jovem chegou na escola estadual Professor Antônio Sproesser, no Jardim Fortuna, com roupas pretas e usando uma braçadeira estampada com a suástica, símbolo nazista no braço esquerdo, portando uma espécie de machadinha nas mãos.
Imagens gravadas por moradores do entorno da escola e obtidas pela polícia mostram o jovem pegando os coquetéis molotovs (explosivos) do carro e lançando na escola.
Antes que ele tivesse acesso ao interior da escola, foi detido por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Monte Mor e pela Polícia Militar. Os policiais foram chamados por vizinhos que viram o jovem com os explosivos e a machadinha nas mãos.
O Corpo de Bombeiros foi mobilizado e os estudantes e funcionários da escola foram liberados.
Através de uma nota, a Prefeitura de Monte Mor informou que o caso é um "fato isolado" e que vai reforçar a segurança em outras escolas da cidade.
"A Secretaria de Segurança, por meio da GCM, também está reforçando a segurança em todas as outras escolas municipais de Monte Mor. A prefeitura também reforça seu repúdio a todo e qualquer ato de violência e tranquiliza a todas as famílias que possuem alunos na rede municipal de ensino", diz um trecho da nota.
Fonte: A Tarde