O presidente do Peru, Pedro Castillo, foi preso pela polícia após anunciar a dissolução do Congresso do país e a convocação de novas eleições parlamentares. A informação foi inicialmente divulgada pela imprensa local. 

Castillo foi alvo de denúncia criminal apresentada pelo Procurador Geral do Estado, Daniel Soria. Ele acusa o presidente de "suposta prática dos delitos de sedição, abuso de autoridade e grave perturbação da tranquilidade pública".

O líder de esquerda afirma que o Congresso está utilizando poderes para impedi-lo de governar. Eleito em 2021, ele sofreu três pedidos de impeachment em menos de dois anos de governo.

Após o anúncio da dissolução do Congresso por parte de Castillo, a Suprema Corte do Peru classificou a atitude como golpe de Estado e destituiu o líder do poder. A vice-presidente, Dina Boluarte, vai assumir o cargo. 

"Repudio a decisão de Pedro Castillo de praticar a quebra da ordem constitucional com o fechamento do Congresso. Trata-se de um golpe de Estado, que agrava a crise política e institucional que a sociedade peruana terá que superar com apego estrito à lei", escreveu Boulart em publicação no Twitter.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem