Buscando assegurar um modelo participativo, tal como rege a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 96, que determina que um dos princípios que deve reger o ensino público no país é o da gestão democrática, a Secretaria Municipal da Educação de Mairi, realizou no dia 22 de julho, a Avaliação Institucional nas unidades escolares que atendem o Ensino Fundamental, com o objetivo de promover um espaço-tempo de autoavaliação das Instituições de Ensino. Contudo, devido a realidade e o número de escolas da Educação do Campo, a avaliação foi realizada nestas escolas, no período de 22 de setembro a 03 de agosto.

A Avaliação Institucional, constitui-se em um instrumento, que contém um processo de acompanhamento sistemático permanente de discussão sobre as práticas vivenciadas na escola. Processo esse, intrínseco à construção da sua autonomia.

O objetivo é que, com base na construção coletiva de uma concepção de avaliação democrática e formativa, seja possível intervir efetivamente na realidade educacional do município, pois é um momento em que, pais, professores/as, alunos/as, ou seja, os sujeitos que vivem os espaços-tempos da escola são convidados a participarem da avaliação das várias dimensões – ambiente educativo, prática pedagógica, ambiente físico, avaliação, gestão escolar democrática, formação e condições de trabalho dos/as profissionais da escola e acesso, permanência e sucesso na escola - que constituem o ambiente escolar.

O coordenador Administrativo de Educação da Secretaria Municipal da Educação, o professor Nilcelio Sousa ressaltou a importância da Avaliação Institucional para a garantia da educação como direitos de todos e todas. Um direito que segundo ele, “deve ser promovido e incentivado para o desenvolvimento da pessoa, o preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho, além de ser, a garantia do padrão de qualidade”.






























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