Com a participação expressiva de lideranças de empreendimentos solidários, do poder público e da sociedade civil dos diversos municípios do território, foi realizada nesta terça-feira, 03, a I Plenária de Economia Solidária da Bacia do Jacuípe. A atividade foi organizada pelo Cesol da Bacia do Jacuípe, gerido pela Rede Pintadas, no auditório do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Pintadas.

Com o tema “Economia solidária: bem viver, cooperação, autogestão para o desenvolvimento econômico político e social”, o encontro teve como objetivo discutir os desafios enfrentados pelos trabalhadores e trabalhadoras no contexto da crise econômica e elaborar propostas coletivas para avançar na consolidação da política pública de Economia Solidária como estratégia de desenvolvimento. A programação foi composta pela mesa de abertura, seguida de debate e construção de propostas em grupos, enriquecida pela parte cultural e exposição dos produtos dos empreendimentos.

“Foi um momento histórico de reflexão, debate e construção de propostas para o desenvolvimento sustentável da Bacia do Jacuípe, a geração de renda, a inclusão socioprodutiva e a comercialização”, destacou a coordenadora do Cesol BJ, Solange Paixão.
L
“Acredito que tenham sido um dos melhores encontros que já fizemos, por conta da forte presença de empreendimentos de todo o território, na área de comercialização, de assistência técnica, da participação democrática dos empreendimentos e suas presenças mais participativas e autônomas. Acredito que nós demos um passo importante na direção dos objetivos”, avaliou o superintendente de Economia Solidária (SESOL), ligada à secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Milton Barbosa.

“Saímos daqui fortalecidos para trabalharmos melhor e buscarmos alternativas para o fortalecimento da agricultura familiar e da economia solidária”, destacou a coordenadora do Grupo de Produção Agroecológico do Assentamento Dom Matias, em Ipirá, Maria das Dores.

A atividade teve a participação do presidente da Rede Pintadas, Elias Rios; do prefeito de Pintadas, Valcyr Rios; da representante da deputada estadual Neusa Cadore, Julita Trindade; do presidente do Codeter (Conselho de Desenvolvimento Territorial da Bacia do Jacuípe, Pedro Lima; da representante do Fórum Baiano de Economia Solidária, Gisleide Carneiro; além de autoridades políticas, secretários e secretárias municipais de diversos municípios.

O Centro Público de Economia Solidária da Bacia do Jacuípe – gerido pela Rede Pintadas, foi o primeiro instalado no interior da Bahia, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo da Bahia (SETRE), tem como missão assessorar empreendimentos da economia solidária localizadas no Território para que eles possam se desenvolver e qualificar suas atividades. As principais ações realizadas pela equipe técnica são os estudos de viabilidade econômica, oficinas de formação e capacitação, assessoria para planejamento, divulgação e comercialização.

Fonte: Cesol Bacia do Jacuípe












Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem