Na manhã desta sexta-feira, 18 de março de 2022, os professores municipais de Mairi realizaram mais um protesto, cobrando o reajuste salarial. Os profissionais da educação se reuniram na frente da prefeitura, localizada na Praça J. J. Seabra, passaram na frente da Secretaria da Educação, depois desfilaram na feira livre da cidade em forma de Manifestação e Protesto alertando a sociedade mairiense e visitantes sobre o descumprimento da Lei do piso por parte do poder público municipal do artigo 5º da Lei nº 11.738/08.
A Lei nº 11.738/08 prevê que o Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério Público da Educação Básica seja atualizado, todos os anos, no mês de janeiro, lei esta que passou a vigorar a partir do ano de 2009.
Na última terça-feira dia 15/03, em mais uma reunião com a gestão municipal , não se chegou a acordo nenhum, visto que, o valor oferecido pelo prefeito, foi muito abaixo do que os professores tem direito por lei, na ocasião foi apresentada uma proposta de 12,16% dos 33,24% concedido pelo governo federal através Portaria nº 67, que estabelece o novo valor do Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica (PSPN), lei esta que foi assinada no Palácio do Planalto, em Brasília, pelo Ministro da Educação, Milton Ribeiro, juntamente com o Presidente da República, em 04 de fevereiro de 2022.
Na 1ª reunião em que a diretoria da APLB se reuniu com o prefeito e sua Assessoria jurídica e Contábil no dia 04/03, a gestão municipal ofereceu um percentual de 10,16%, dos 33,24% aumentando apenas 2% entre uma reunião e outra, o que deixou a negociação em aberto. Sendo assim, em Assembléia na quarta-feira, 16/03, a classe de professores de Mairi, decidiram pela continuidade das Paralisações das aulas de forma intercalada. Com base nesta situação, eles estão pedindo apoio da comunidade mairiense para impedir que outras leis sejam descumprida por parte da gestão municipal e para que esse transtorno seja resolvido o mais rápido possível.
A APLB/Sindicato informa ainda que os dias das paralisações serão repostos pelos professores, para não prejudicar os alunos.
Adelson Oliveira, presidente da APLB Sindicato, também concedeu entrevista ao radialista Arnaldo Silva, no programa Jornal da Transbrasil FM edição do Meio dia.
No próximo domingo (20), os professores estarão protestando no estádio municipal, na terceira partida do Campeonato Mairiense de Futebol.
Nesta quinta-feira (24) e sexta-feira (25), terá novas Paralisações e Manifestações pelas ruas da cidade de Mairi.
No domingo (27), está agendada uma manifestação na feira livre do Distrito de Angico. E na quarta-feira (30), Paralisação das aulas municipais e Assembléia na Sede da APLB Sindicato/ Núcleo Mairi.