Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira, 8, a criação do União Brasil, que surge com a fusão de DEM e PSL. Em outubro do ano passado, as siglas aprovaram o estatuto do novo partido, que adotará o número 44 nas urnas.

Pré-candidato ao governo da Bahia, o ex-prefeito ACM Neto será secretário-geral da nova legenda. "A criação do União Brasil, que acaba de ser oficializada pela Justiça Eleitoral, é um marco para a política do nosso país. Num momento em que o Brasil está tão dividido, unimos nossas forças para trabalhar por um país mais democrático, livre e justo", afirmou Neto, em publicação no Twitter. "Temos consciência do nosso papel e, com certeza, vamos corresponder às expectativas dos brasileiros que desejam uma política mais séria, eficiente e que seja capaz de fazer a diferença na vida das pessoas", completou.

O partido nasce com a maior bancada do Congresso. Atualmente, o PSL possui 55 deputados federais e o DEM, 26. No Senado, são cinco parlamentares do DEM e 2 do PSL.

Além disso, serão três governos estaduais (Goiás, Mato Grosso e Rondônia), 552 prefeituras e 129 deputados estaduais e distritais. O União Brasil terá acesso a R$ 1 bilhão de fundo eleitoral.

O número de filiados, porém, pode mudar entre março e abril na "janela partidária”, na qual os políticos terão 30 dias para mudar de partido sem perder o mandato atual.

Fonte: A Tarde

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem