A pesquisa Ipespe, divulgada nesta sexta-feira, 11, mostra o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) com 43% das intenções de voto para presidente nas eleições de 2022. O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) segue na segunda colocação com 25%. Os dados são referentes ao primeiro turno (veja abaixo).

Em relação ao último levantamento, realizado na segunda quinzena de janeiro, o cenário é de estabilidade para Lula (44%) e Bolsonaro (24%), que variaram dentro da margem de erro. Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos) mantiveram os 8%, cada.

Num eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista lidera com 54% contra 31% do rival. Neste cenário, 15% dos entrevistados votariam em branco, nulo ou não votariam.

A pesquisa Ipespe foi realizada entre os dias 07 e 09 de fevereiro e ouviu mil pessoas com 16 anos ou mais em todas as regiões do país. A coleta foi feita por telefone, com margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95,5%. O levantamento foi encomendado pela XP Investimentos.

Primeiro turno

Na pesquisa estimulada, quando é apresentada ao entrevistado uma lista de candidatos, o Ipespe verificou dois cenários no primeiro turno, um deles com e outro sem a presença do candidato Ciro Gomes (PDT). Veja o resultado abaixo!

Cenário 1

Lula (PT): 43%

Jair Bolsonaro (PL): 25%

Ciro Gomes (PDT): 8%

Sergio Moro (Podemos): 8%

João Doria (PSDB): 3%

Simone Tebet (MDB): 1%

André Janones (Avante): 1%

Rodrigo Pacheco (PSD): 0%

Alessandro Vieira (Cidadania): 0%

Felipe d’Avila (Novo): 0%

Nenhum, não iria votar, branco e nulo: 9%

Não sabem ou não responderam: 3%

Cenário 2

Lula (PT): 44%

Jair Bolsonaro (PL): 26%

Sergio Moro (Podemos): 8%

João Doria (PSDB): 4%

Simone Tebet (MDB): 2%

Rodrigo Pacheco (PSD): 1%

André Janones (Avante): 1%

Alessandro Vieira (Cidadania): 1%

Felipe d’Avila (Novo): 0%

Nenhum, não iria votar, branco e nulo: 10%

Não sabem ou não responderam: 3%

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, quando ao entrevistado é apenas perguntado sobre quem ele votará, sem a apresentação de uma lista prévia de candidatos, Lula tem 36% das intenções de votos, seguido por Bolsonaro, com 24%, Sergio Moro, 4%, Ciro Gomes, 4%, e João Doria, 1%.

Marina Silva (Rede), Rodrigo Pacheco e André Jonanes não pontuaram. Nenhum, brancos e nulos somam 5%, enquanto 25% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

Segundo turno

A pesquisa Ipespe também apresentou aos entrevistados as seguintes simulações de segundo turno. Lula aparece na liderança em todos os cenários em que está presente.

Lula 54% x Bolsonaro 31%

Nenhum, brancos e nulos: 15%

Lula 51% x Moro 31%

Nenhum, brancos e nulos: 18%

Lula 50% x Ciro Gomes 26%

Nenhum, brancos e nulos: 26%

Lula 53% x João Doria 18%

Nenhum, brancos e nulos: 29%


Cenários de segundo turno sem Lula

Ciro Gomes 45% x Bolsonaro 33%

Nenhum, brancos e nulos: 22%

João Doria 40% x Bolsonaro 34%

Nenhum, brancos e nulos: 26%

Sergio Moro 32% x Bolsonaro 30% 

Nenhum, brancos e nulos: 38%

Fonte: Band

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem