Para resgatar brasileiros que estão na Ucrânia, a Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou neste sábado, 26, que dois aviões estão de prontidão para irem em direção à Ucrânia, país do leste europeu, que começou a ser atacado pela Rússia na quinta-feira, 24.

O conflito fez com que o espaço aéreo do país fosse fechado. As aeronaves são KC-390 Millennium, mesmo modelo utilizado em missões humanitárias internacionais feitas pelo Brasil, a exemplo do transporte de donativos para as vítimas da explosão em Beirute, no Líbano, em 2020, e no apoio às vítimas de terremoto no Haiti, em agosto de 2021, apontou a FAB em suas redes sociais.

Os dois aviões foram preparados por orientação dos ministérios das Relações Exteriores e da Defesa e têm capacidade de transportar até 26 toneladas, além de voar mais rápido e mais alto do que outros modelos da frota brasileira.

Com dificuldades, brasileiros que estão na Ucrânia têm tentado fugir do país por terra, para países fronteiriços como Romênia. Alguns deles conseguiram viajar de trem. Quase 200 civis já foram mortos desde o início dos ataques da Rússia, nesta quinta-feira, 24. Alvos residenciais têm sido atingidos por mísseis.

Fonte: A Tarde

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem