A primeira dose da vacina brasileira RNA MCTI CIMATEC HDT será aplicada nesta quinta-feira, 13, em Salvador. O imunizante nacional ainda está na primeira fase do estudo clínico, com seres humanos.

O momento simbólico irá ocorrer na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial — Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (Senai Cimatec), no bairro de Piatã. O instituto conduz a pesquisa, desenvolvida em parceria com a HDT Bio Corp (EUA), com a RedeVírus MCTI e com o financiamento desta fase do governo federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Representando o governo federal, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, vai participar da solenidade, junto com o presidente da RedeVírus MCTI e secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (SEPEF/MCTI), Marcelo Morales.

Também estarão no evento o presidente da FIEB, Ricardo Alban, o Diretor de Tecnologia e Inovação do Senai Cimatec, Leone Andrade, os pesquisadores Roberto Badaró e Bruna Machado (líder técnica do projeto) e representantes da indústria farmacêutica. Nesta fase I será avaliado a segurança, reatogenicidade e imunogenicidade da vacina RNA MCTI CIMATEC HDT contra o SARS-CoV-2.

Logo após a aplicação, será feita uma coletiva para atender aos questionamentos da imprensa.

Fonte: A Tarde

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem