Em apenas 16 dias, o mês de novembro de 2021 já se tornou o mais chuvoso dos últimos 10 anos em Salvador. Como consequência do período chuvoso, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) já registrou 30 ocorrências de deslizamento de terra e 34 imóveis alagados.

De acordo com os dados coletados na Estação Pluviométrica do Inmet, instalada no bairro de Ondina, os cumulados de chuva já ultrapassaram 219% da média histórica. Neste período, os maiores acúmulos de chuva foram registrados no bairro de Engenho Velho de Brotas (264,6mm), na região do Parque da Cidade (254,8mm) e em Brotas (253,6mm).

Apenas em novembro, a CODESAL registrou 76 ameaças de deslizamento e 51 de desabamento. Nesta terça-feira (16), o órgão registrou 34 solicitações até às 17h.

Uma delas foi um desabamento em Fazenda Grande do Retiro. Um muro de contenção desabou e os escombros atingiram a pista, dificultando o trânsito na região. A área foi isolada pela CODESAL.

Outro bairro atingido pelas chuvas foi o Jardim das Margaridas. Um alagamento na Travessa Acalanto dificultou o trânsito de veículos na via. Segundo moradores, os alagamentos são frequentes no bairro.

Ainda segundo o órgão, as chuvas intensas acontecem por causa da atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), uma banda de nebulosidade persistente que produz grandes volumes de chuva. Além das fortes chuvas, a ZCAS pode causar trovoadas e rajadas de vento intensas.

Fonte: G1 Bahia

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem