Nel e Alex são vencedores do festival

Neste sábado, 23 de outubro de 2021, foi realizado o I Festival de Samba Tradicional da Bahia, Chula Amarrada, em Mairi-BA. 

Os sambadores participantes apresentaram sambas autorais compostos em uma homenagem à Independência da Bahia. 

O evento aconteceu no espeço Arena Music Hall, transmitido ao vivo por Agmar Rios, através do canal IBEC Bahia (Instituto Baiano de Educação e Cultura) no Youtube.

Por volta das 15h, João de Sabino e seu grupo se apresentaram. Depois Del Irerê realizou uma palestra com o tema MPB: Do Semba ao Samba.

Otávio, Ceci, Edivaldo e Edelício

Depois da palestra, aconteceu a competição dos sambadores. Do primeiro ao quinto lugar, receberam premiações. A mesa de jurados foi composta por Otávio, Ceci Oliveira, Edivaldo e Edelício. A locução de palco ficou por conta de Diego Silva.

A chula "Chuva no Sertão", composição de Nel, Canu e Neca de Gó, interpretada por Nel e Alex, de Ipirá-BA, ficou em primeiro lugar. 

A segunda colocada foi a chula "Independência do Brasil", composição de Zé Beté e Black Decker, interpretada por eles.

João de Sabino, Juraci e grupo, de Mairi, ficaram em terceiro lugar, com a chula, "Chula da Independência", composição do próprio João de Sabino.

A dupla Jailson e Adauto ficou na quarta colocação com a chula "Independência da Bahia," composição de Jailson Marques.

Jaime e João Batista de Ipirá ficaram na quinta colocação com a chula "A Cultura Tem Seu Valor", composição dos mesmos. 

Antes de acontecer a entrega dos prêmios, o sambador Silvano Pereira, que foi convidado especial, se apresentou com participações de outros sambadores. 

Nel e Alex venceram em primeiro lugar

Segundo Del Irerê, músico, compositor, poeta, palestrante e pesquisador da música popular brasileira, o objetivo do festival de samba tradicional da Bahia é despertar a criatividade dos compositores de chula e homenagear demais sambadores do estado, abordando o tema “Independência da Bahia”, contar um pouco a história do Brasil através do samba, divulgar essa cultura musical e sua origem africana, tão desprovida da força da grande mídia.

O evento foi uma iniciativa de Del Irerê, acatado pelo grupo “Os Amantes do Samba”, no WhatsApp,  realizado através do Amantes do Samba Associação Cultural, em parceria com o Instituto Baiano de Educação e Cultura (IBEC), Cleval Alimentos, Sicoob Coopemar, Manuel Braz e outros.

FICHA TÉCNICA

– Comissão organizadora: Del Irerê,Manoel Braz, Alan Sampaio, Antenor do Caminhão e Laércio.

– Coordenação Geral: Del Irerê

– Produção executiva: Del Irerê /Laércio

– Transmissão: Agmar Rios

– Assessoria de Comunicação: Diego Silva e Manuel Braz

– Designer: Neilton Lima

– Locução: Diego Silva 

– Coordenação artística: Alan Sampaio

– Assistente de Produção: Antenor do Caminhão

Veja no vídeo abaixo a live completa:






























































Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem