Em reunião nesta sexta-feira, 27, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) aprovou a antecipação da 3ª dose da vacina contra a Covid-19 para idosos a partir dos 80 anos, imunossuprimidos, profissionais de Saúde da linha de frente com mais de 60 anos e idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPI).

A pasta informou que a aplicação da 3ª dose nos grupos citados será iniciada assim que a decisão da CIB for publicada no Diário Oficial.

Na quinta-feira, 26, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) confirmou os primeiros casos da variante delta na Bahia.

“A antecipação da 3ª dose para esses grupos prioritários tem o objetivo de conter o avanço da variante delta, identificada pelo Lacen-BA, através de sequenciamento genético. Será realizado ainda o rastreamento por meio de teste de antígeno e RT-PCR nas regiões onde foram detectadas as variantes, e todos os pacientes internados nas UTIs terão amostras colhidas e sequenciadas”, afirmou a secretária estadual da Saúde em exercício, Tereza Paim.

Segundo a CIB, a dose de reforço deve ser aplicada com intervalo mínimo de seis meses em relação à última dose para idosos, profissionais de saúde e pessoas institucionalizadas. No caso dos imunossuprimidos, a aplicação da 3ª dose deve feita com intervalo de 28 dias em relação à última dose. Para a dose de reforço, deverá ser usada preferencialmente a vacina da Pfizer ou, de maneira alternativa, a de Oxford/AstraZeneca ou Janssen.

A comissão também decidiu que só poderão vacinar adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades os municípios que já alcançaram a faixa de 18 anos. De acordo com o colegiado, a vacinação dos adolescentes deverá ser feita obrigatoriamente com o imunizante da Pfizer.

Fonte: A Tarde

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem