Nossa Mairi perde hoje um dos seus filhos mais ilustres. Talvez muitos não tenham ideia da dimensão do seu valor, das suas árduas lutas, da sua sensibilidade e das suas vitórias.

Fran Demétrio, pós-doutora pela UnB, ex-aluna da UFBA, professora da UFRB desde 2011, onde nem só lecionava, mas também exercia outras importantes atividades, sendo também a primeira professora trans da instituição.

Após a conclusão do ensino básico, em Mairi, sonhava galgar degraus mais altos, e, após remover imensas pedras do caminho, encontramos uma solução para a continuidade dos seus estudos. Jamais esquecerei o dia em que eu e Edelicio fomos encontrá-la na rodoviária de Salvador para acomodá-la no pensionato já previamente escolhido.

Sua alegria era tanta, seus olhos brilhavam tanto que parecia alguém, que, após anos de incessante busca, encontrava, enfim, o mapa da mina.E encontrou mesmo. Passou do cursinho do Sartre a aluna da UFBA , no curso de Nutrição, depois a mestre, doutora, pós-doutora e brilhante professora.

O sucesso de Fran não foi surpresa. Estava escrito na sua inteligência, na sua garra, na sua determinação em busca dos seus objetivos e na defesa dos seus valores.

Lá se foi a nossa estrela, estrelinha cadente que passou muito depressa mas iluminou " a noite" de muitos viajantes perdidos na escuridão.

"Uma semente não morre jamais

Será transformada em frutos de paz

Plantada na terra

Ressurge nos céus."

Mairi, 29-07-2021

Texto de Iraci Pacheco Pedreira.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem