Acordamos mais triste nesta segunda-feira, 26 de abril, e não poderia ser diferente. Recebemos a notícia do falecimento de Dom André de Witte, Bispo Emérito da Diocese de Ruy Barbosa e presidente da Comissão Pastoral da Terra – CPT.

Nascido na Bélgica em 1944, Dom André chegou ao Brasil em 12 de fevereiro de 1976. Durante mais de 18 anos, ele foi padre na diocese de Alagoinhas, aqui mesmo na Bahia.

Em 28 de agosto de 1994 foi ordenado bispo, assumindo como 4º bispo da diocese de Ruy Barbosa, no dia 18 de setembro.

Até 15 de abril de 2020, Dom André foi bispo de Ruy Barbosa, quando o papa Francisco aceitou o seu pedido de renúncia.

Nos 26 anos em que esteve aqui em nossa região, catequizou centenas de jovens e marcou muita gente com as suas palavras de ânimo e encorajamento nas celebrações de Crisma e Primeira Eucaristia.

Ser humano de extrema simplicidade, se fez pobre entre os pobres, sempre disposto a escutar e pastorear todos aqueles que estavam ao seu redor.

Formado em agronomia, sempre foi ligado aos agricultores e lutou muito em defesa da terra. Por isso, em 2018 assumiu a presidência da Comissão Pastoral da Terra, sendo reeleito para o cargo no início deste mês na Assembleia Nacional da CPT.

A dor da saudade é grande, mas o seu exemplo e legado são maiores. E isso conforta muito os nossos corações. Em nossa memória fica agora a lembrança de quando esteve em nosso meio, sempre nos trazendo palavras de ânimo, conforto e esperança.

Nossa solidariedade a toda família diocesana, bispos, padres, diáconos, leigos e leigas, a toda comunidade católica de Mairi e região e aos familiares de Dom André, na Bélgica.

Rogamos a Deus o conforto a todos os enlutados neste momento de saudade.

José Bonifácio - Prefeito de Mairi

Gustavo Carneiro - Vice-prefeito de Mairi

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem