Em Moção de Pesar protocolada na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), a deputada estadual Neusa Cadore (PT), manifesta pesar pelo falecimento, neste domingo (25), do Arcebispo Emérito Dom André de Witte, da Diocese de Ruy Barbosa. No documento, Neusa se solidariza com amigos e familiares de Dom André, além de homenagear sua vida, dedicada à luta pela defesa dos direitos daqueles que mais precisam.

André Marie Gerard Camilla de Witte ou Dom André, como era tratado em nosso país, nasceu na Bélgica, em 31 de dezembro de 1944. Veio ao Brasil para trabalhar na diocese de Alagoinhas em 1976, sendo integrado na equipe da pastoral rural diocesana, para plantar sementes de dignidade, justiça social e amor ao próximo, especialmente na Bahia. Em 1994 foi nomeado pelo então Papa João Paulo II como bispo da diocese de Ruy Barbosa.

Foi presidente do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA); bispo referencial da Comissão Pastoral da Terra (CPT), vice-presidente, em 2015, desde 2018 a entidade em âmbito nacional. Na CNBB, foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora, atualmente, integrava a Comissão Especial sobre Mineração e Ecologia Integral.

"Dom André foi um grande líder religioso que, à luz do Evangelho, dedicou sua vida à construção de uma sociedade justa e solidária, sendo fonte de amor e esperança entre todos nós que tivemos o privilégio da sua convivência. Na sua trajetória missionária prestou relevantes serviços ao Brasil, notadamente à região Nordeste e à Bahia. Foi incansável defensor dos movimentos pastorais e populares, dos migrantes, dos trabalhadores e trabalhadoras, do semiárido, da agricultores familiares, das terras e das águas”, celebra a deputada Neusa.

A parlamentar também destaca a atuação de Dom André junto à população mais vulnerável. "Seguindo o modo de vida de Jesus na sua opção pelos pobres, lutou para dar dignidade aos menos favorecidos, ideais que marcou sua ação evangelizadora. E viveu na prática o que pregava ao afirmar que 'somos todos chamados a sermos discípulos e missionários com as atitudes de Jesus'. Agia como um irmão, com simplicidade, humildade e espírito conciliador, tendo deixado um grande legado para a Igreja, inclusive com a doação de todos os seus bens materiais para a formação missionária de padres.”

Fonte: Ascom Neusa Cadore

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem