Começaram na manhã desta segunda-feira (15) as aulas remotas do ano letivo da rede estadual da Bahia. Uma aula inaugural, com a presença do governador Rui Costa, foi realizada pela internet.

O planejamento da Secretaria da Educação do Estado prevê a realização dos dois anos letivos, de 2020 e 2021, até o dia 29 de dezembro, com 1.500 horas aula. Serão três fases de atividades escolares. Após a etapa 100% remota, será a vez da fase híbrida, com três dias da semana de aulas remotas e outros três de aulas presenciais e, por fim, a retomada das aulas 100% presenciais.

Os estudantes que estavam matriculados na rede estadual de ensino em 2020 tiveram renovação automática da matrícula. Já os novos alunos e os que farão transferência de escolas, cuja matrícula começa em 22 de março, poderão se cadastrar por meio de um formulário no site da Secretaria de Educação, e ter acesso a todos os conteúdos e aulas, enquanto aguardam o período oficial da matrícula.

Na aula inaugural desta segunda-feira, o governador destacou a importância das aulas e da educação.

“Educação é o que transforma a vidas pessoas. Minha mãe tanto repetia: 'Quem nasceu na favela, quem passa necessidades como nos passamos não tem duas alternativas na vida. Só tem uma: estudar, estudar e estudar'. E eu internalizei isso. Era da turma dos CDFs”, falou.

Ele ainda disse que, com o avanço da vacinação, espera retomar as aulas presenciais no segundo semestre.

“As aulas começam neste momento remotas, porque é o momento mais critico da pandemia, mas com o avanço da vacinação, espero que logo logo a gente possa migrar para a segunda etapa: primeiro aula remota, depois aula híbrida e a terceira fase, que com fé em Deus a gente vai estar no segundo semestre, que é a aula presencial, mantendo também todo o conteúdo remoto, digital, para servir de complemento”, afirmou.

Para orientar alunos e familiares sobre o ano letivo, foi lançado o “Guia do estudante e da família”. Elaborada pelos educadores da rede estadual de ensino, a cartilha traz o planejamento dos dois anos letivos (2020 e 2021) que serão realizados simultaneamente.

Ainda na aula inaugural, o governador afirmou que, com as aulas remotas, dois alunos por sala de aula terão a responsabilidade de atuar como monitores para os colegas. Para isso, eles ganharão uma bolsa.

"Aprovamos projeto de lei na Assembleia Legislativa garantindo dois monitores por sala de aula. Serão 52 mil alunos, a partir de hj, que irão receber uma bolsa. Vão receber essa bolsa todo mês, para apoiar seus colegas", afirmou.

Rui Costa afirmou ainda que, a partir de 23 de março, será depositado o valor referente ao auxíli alimentação e que os alunos poderão utilizar os mesmos cartões que foram distribuídos no ano passado.

“Sei que famílias passam por dificuldade em todo estado, então dia 23 já estamos fazendo... Você que já tem aquele cartão que ano passado distribuímos, com auxílio alimentação, dia 23 estará depositado o auxílio na conta, pra apoiar todos os estudantes. Nós vamos essa semana também mandar um Projeto de Lei para a Assembleia Legislativa, para apoiar famílias de baixa renda, na faixa da extrema pobreza, com uma renda complementar, a partir do cadastro que temos de matrícula. Isso estará condicionado aos filhos estarem acompanhando as aulas. Devemos beneficiar em torno de 300 mil famílias, em todo o estado".

Fonte: G1 Bahia

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem