A disputa pela presidência da Câmara dos Deputados se encerrou por volta das 23h da última segunda-feira, 1º de fevereiro de 2021, sem necessidade de segundo turno. 

O deputado Arthur Lira (PP-AL) venceu o pleito em primeiro turno, com votos de 302 deputados. Baleia Rossi (MDB-SP), principal adversário de Lira na disputa e candidato de Rodrigo Maia (DEM-RJ), teve 145 votos. Para vencer em primeiro turno, Lira precisava de 257 votos.

O deputado federal Cláudio Cajado (PP-BA) parabenizou o Arthur Lira, eleito novo presidente da Câmara dos Deputados. Veja abaixo:

"O sinal positivo é de quem venceu em nome da voz de todos. Ao longo desta jornada, acompanhei o deputado Arthur Lira por todo o país e atingimos o nosso primeiro objetivo: 302 votos, mais que o dobro do segundo colocado, e mais que a metade dos 505 votantes. Com isso, a vitória foi definida já no primeiro turno. Mas, o trabalho de verdade começa agora. Vamos destravar a pauta e garantir as reformas necessárias para o Brasil seguir em frente", disse Cajado.

Quem é Lira

Conhecido pela atuação nos bastidores e por liderar o Centrão na Câmara, Arthur Lira, 51 anos, completa, neste ano, uma década como deputado federal. Nome que representa o Palácio do Planalto na disputa pela presidência da Câmara, o deputado do PP tem a fama de ser um parlamentar de palavra, que cumpre os acordos que faz e conhece bem o regimento interno da Casa.

Em 2016, Lira votou a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e contra a cassação do mandato de Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara. Em 2015, foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), uma das mais importantes da Casa. Ele também presidiu, no ano seguinte, a Comissão Mista de Orçamento (CMO), colegiado essencial e muito cobiçado, por onde passa o Orçamento anual do governo.

A relação de Lira com o governo Bolsonaro foi intensificada em 2020, quando o presidente se aproximou dos parlamentares do Centrão e ofereceu cargos no Executivo, em troca de apoio no Legislativo, inclusive para barrar um eventual andamento de pedido de impeachment. A partir de então, Lira passou a ser um dos maiores responsáveis pela articulação política do Planalto com os deputados, apesar de não ter sido líder do governo.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem