Foi de bicicleta que Thiago Neves encaminhou o Bahia novamente para a zona de rebaixamento do Brasileirão. O veterano meia abriu o placar para o Sport neste domingo, 24, na Ilha do Retiro. Iago Maidana, em gol originado de bola parada, fechou o 2 a 0. Com 32 pontos, o Esquadrão agora fica a três dos dois Leões (da Ilha e do Pici, o Fortaleza). O Esquadrão ainda tem um jogo a menos, contra o Corinthians, na Fonte Nova, na próxima quinta, 28. Se ganhar, passa o Fortaleza e sai da zona.

Após evolução nítida mostrado contra o Athletico-PR, a equipe treinada por Dado Cavalcanti involuiu na noite deste domingo. No primeiro tempo, teve até chances de abrir o placar, mas voltou desligado para a etapa final e viu o rival nordestino dominar a partida.

O resultado deixa a partida a menos contra o Corinthians com contornos dramáticos, e liga um sinal de alerta para o Bahia para os próximos confrontos diretos. Precisa entrar muito mais ligado se quiser se manter na Série A. Serão três jogos contra times que lutam contra o rebaixamento até o final do Brasileirão: Vasco (fora de casa), Goiás (em casa) e Fortaleza (fora).

Lá e cá

O primeiro tempo foi bem movimentado na Ilha do Retiro. Duas equipes lutando contra o rebaixamento normalmente protagonizam jogos pegados, com marcação forte. E isso até aconteceu, só que em função de pressionar o adversário e criar chances.

A primeira oportunidade surgiu do lado rubro-negro. Betinho arriscou de muito longe e Douglas caiu para fazer a defesa. Já o Bahia teve sua melhor jogada aos 14, quando Thiago recebeu em profundidade de Matheus Bahia e, na cara do gol, chutou muito mal e a bola foi longe.

Com dificuldade para sair jogando, o Tricolor quase entregou o ouro aos 18, com Juninho. O zagueiro tentou cortar, mas jogou em cima do atacante do Sport. A bola sobrou para Thiago Neves que, de direita, carimbou a defesa do Esquadrão.

Pouco acionado, Gilberto ficou refém de cruzamentos sem sucesso. Tirando um de Matheus Bahia aos 16, foi saindo da área que o centroavante quase marcou, aos 28. Ele recebeu do mesmo lateral esquerdo, protegeu e mandou uma bomba da entrada da área para Luan Polli defender com certa dificuldade.

Aos 41, Patric obrigaria Douglas a trabalhar novamente, com um belo chute colocado. O goleiro do Bahia se esticou e espalmou para escanteio.

Só lá, sem cá

O velho clichê do ‘só uma equipe voltou para o segundo tempo’ pode ser aplicado aqui. O Sport amassou o Bahia durante a etapa final, fez cinco gols, sendo três anulados, e mereceu a vitória.

A primeira irregularidade veio aos seis minutos, com o personagem que protagonizaria as outras três: Ewherton. Antes de o atacante marcar, Thiago Neves, que deu a assistência, estava impedido.

Aos 17, o garoto aproveitou bola cruzada na área e mandou para dentro. Novamente impedido. A receita se repetiu aos 33, quando, após cobrança de falta, ele aproveitou a sobra e marcou. A sorte do Leão – na verdade, competência e talento – foi que aos 28 minutos Thiago Neves fez a pintura de bicicleta que deu ao time conforto para o resto da partida.

Maidana ainda faria mais um aos 40 minutos. Em cobrança de falta de Júnior Tavares, a bola foi desviada na primeira trave, Douglas deu rebote e o zagueiro completou.

O Leão da Ilha passou também Vasco e Fortaleza e, com 35 pontos, está na 14ª colocação. É o clube que tem mais vitórias (10) entre eles.

*Sob supervisão do editor Daniel Dórea

FICHA TÉCNICA

SPORT

Luan Polli

Patric

Adryelson

Iago Maidana

Júnior Tavares

Raul P. (Ewherton)

Betinho

Marcão (Ronaldo H.)

Marquinhos (Sander)

Thiago Neves (Márcio Araújo)

Dalberto

T: Jair Ventura


BAHIA

Douglas Friedrich

Nino Paraíba

Ernando

Juninho

Matheus Bahia

Gregore

Ronaldo

Ramírez (Rodriguinho)

Rossi (Juninho Capixaba)

Thiago (Fessin)

Gilberto (Gabriel N.)

T: Dado Cavalcanti

GOLS: Thiago Neves, aos 28, e Iago Maidana, aos 40 minutos do segundo tempo

LOCAL: Ilha do Retiro, em Recife

(PE) ÁRBITRO: Raphael Claus ASSISTENTES:  Alex Ang Ribeiro e Luiz Alberto Andrini (Trio de São Paulo) CARTÕES AMARELOS: Marcão, Raul Prata e Iago Maidana (Sport)

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem