“Contamos com a proteção divina, o empenho da população e das nossas equipes de saúde”, disse o secretário de Saúde de Novo Horizonte, Ailton do Nascimento, ao avaliar a situação do único município baiano sem registro de casos da Covid-19.

Localizado a 547 km de Salvador, na Chapada Diamantina, Novo Horizonte mantém barreiras sanitárias ativas desde o início da pandemia “e só entra na cidade quem tem cargas essenciais. Se for encomenda particular, a pessoa precisa ir lá na barreira buscar”, destacou Nascimento.

No entanto, para ele, o grande diferencial do município é a participação popular na vigilância contínua. “Quem é da cidade e chega de viagem é acompanhado pela vigilância epidemiológica por 20 dias. E quem não cumpre a quarentena corretamente acaba sendo denunciado”, revelou.

Desde março deste ano, 970 pessoas passaram por monitoramento, 114 testes rápidos e seis pelo Laboratório Central da Bahia (Lacen) já foram realizados, conforme o secretário, que diz já terem passado alguns sustos, mas sempre os resultados deram negativo.

Ele lembrou que qualquer comércio só pode deixar as portas abertas até as 20h; “depois disso, só no serviço de delivery”, afirmou, ressaltando que a feira popular, que ocorria duas vezes na semana, “passou a ser realizada apenas em um dia por semana”.

População

“A eficácia das barreiras sanitárias e demais cuidados para evitar a propagação do novo Coronavírus entre os moradores podem ter sido decisivos para que o município mantivesse esta condição de livre da Covid-19”, ponderou a médica Soraya Matos.

Para ela, não adianta um município adotar todas as medidas recomendadas pela OMS se as pessoas não fizerem a sua parte. “Observamos que nos lugares com menores índices de contagio, claramente, a população tem colaborado mais”, enfatizou.

Moradora de Seabra e com familiares em Novo Horizonte, a comerciária Ângela dos Santos confirma os cuidados dos parentes, “que não deixaram a gente ir para lá no São João e avisaram que só depois que a vacina estiver disponível para todos é que vão nos receber”, disse entre risos.

Com cerca de 12.500 habitantes, o município é reconhecido no estado pela exploração das pedras de cristal, atividade bem antiga em toda a região da Chapada, e a produção de alho, morango e banana.

Fonte: A Tarde

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem