A deputada Neusa Cadore (PT) comemorou o anúncio feito na tarde desta quarta-feira (12) pelo secretário de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Maurício Barbosa, sobre a ampliação da delegacia digital para casos de violência doméstica e o lançamento do aplicativo 190. A medida atende a Indicação Nº 24.088/2020, feita pela parlamentar ainda no mês de abril, preocupada com a subnotificação dos casos de violência doméstica durante a pandemia.

A parlamentar, que lidera a Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública (CDH) e a Bancada Feminina da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), encaminhou a indicação ainda no mês de abril, pouco depois da chegada dos primeiros casos de Covid no estado.

De acordo com a deputada Neusa, mesmo no início, a pandemia já se configurava como um alerta para o aumento da violência doméstica. “O mês de março já trouxe um aumento de 18% nas denúncias pelo Disque 180. O isolamento social, aumento do desemprego, redução de renda, a perda de familiares e ainda a construção cultural da masculinidade representam riscos ainda maiores para as mulheres."

A deputada explica que o aplicativo chega como uma melhor alternativa para a denúncia. "Aqui na Bahia, apesar da rede de enfrentamento à violência continuar ativa, a diminuição atípica desse tipo de registro, sugere uma subnotificação. A necessidade do boletim de ocorrência presencialmente, impõe barreiras às vítimas. O aplicativo será, com certeza, um grande aliado neste enfrentamento”, destaca Neusa.

Fonte: Ascom Neusa Cadore

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem