O Brasil registrou 1.634.274 curados da Covid-19, até a noite deste domingo, 26. De acordo com informações do Ministério da Saúde, o ministro interino, Eduardo Pazuello, visitou estados da região Sul na última semana, com o objetivo de reafirmar a integração contra a Covid-19 através de recursos e ações para salvar vidas. O boletim mostra que foram registradas 614 mortes e mais 23.284 pessoas infectadas com o novo coronavírus entre o domingo e a segunda-feira, 27. Ainda há 3.833 óbitos em investigação.

No total, o Brasil chegou a 87.618 óbitos e 2.442.375 pessoas infectadas notificadas desde o início da pandemia. Até o momento, 1.667.667 pacientes se recuperaram da doença. Segundo o Ministério da Saúde, há 687.090 pacientes em acompanhamento.

“As duas únicas certezas que podemos colocar até agora: a conduta precoce é a melhor solução que podemos ter e a solução definitiva virá somente com a vacina. Assim, qualquer brasileiro que apresentou os sintomas deve procurar a unidade básica de saúde”, orientou. Ainda, sobre a vacina, o ministro destacou que “nós estamos na vanguarda do que há de melhor no mundo. Os brasileiros terão, com certeza, a vacina assim que ela estiver disponível”, ressaltou.

Segundo o Ministério, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), a decisão em relação as ações adotadas no combate à doença é de responsabilidade dos estados e municípios. A pasta tem repassado verbas e fortalecido o Sistema Único de Saúde (SUS), enviando insumos, medicamentos, ventiladores pulmonares, testes, habilitações de leitos de UTI e equipamentos de proteção individual.

“Tudo o que os estados precisarem, nós iremos trabalhar para entregar. Estamos fazendo um trabalho conjunto com os estados e municípios para ampliar testagem, estabilizar o mercado de medicamentos e insumos para ter ata de preços pactuada pelos gestores locais e isso vai garantir agilidade e a eficiência no atendimento à população neste período”, reforçou Pazuello.

Covid-19 nos estados
Os estados com mais óbitos por covid-19 são: São Paulo (21.676), Rio de Janeiro (12.876), Ceará (7.509), Pernambuco (6.376) e Pará (5.729). As Unidades da Federação com menos mortes em decorrência do novo coronavírus são: Mato Grosso do Sul (319), Tocantins (350), Roraima (474), Acre (493) e Amapá (556).

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem