A Secretaria Municipal da Educação de Mairi realizou na última quinta-feira (30), a 1ª Roda de Conversa de 2020 com gestores/as e coordenadores/as pedagógicos/as dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, da Rede Municipal de Ensino de Mairi.

O encontro, realizado pelaa coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Normeide Rios, e a coordenadora dos Anos Finais, Silvete Moraes, teve como finalidade fazer uma retrospectiva do ano anterior e alinhar situações didáticas-pedagógicas do ano de 2020.

A roda de conversa foi focada na troca de experiências, debates, reflexões, buscando sempre suscitar novas ideias e conhecimentos de forma que contribuísse para (re) elaborar novos projetos e o alcance de novos objetivos para o ano que se inicia.

As coordenadoras Normeide e Silvete pontuaram o valor da reflexão e do planejamento para a retroalimentação da prática educativa, enfatizando sempre que o mais importantes é o aprendizado dos alunos e alunas.

No evento, a coordenadora Silvete levantou dois questionamentos: Qual o principal desafio de um gestor/a escolar atualmente? Como saber o que é essencial?Após algumas respostas, a coordenadora apresentou alguns fragmentos de uma entrevista com o professor catedrático da Universidade de Lisboa Antônio Nóvoa, onde ele pontua como maior desafio para um/a gestor/a tomada de decisão, que é essencial ensinar aos alunos e alunas de forma que garanta o ensino dos componentes curriculares elementares e que não sejam prejudicados pela avalanche de conteúdos que são propostos atualmente.

Ao abrir o debate para os gestores e gestoras, coordenadoras e coordenador, Silvete e Normeide ressaltaram ainda a importância de ensinar conhecimentos que une e liberta, promovendo a aquisição de saberes científicos e a capacidade da reflexão crítica.

As coordenadoras falaram também da importância da/o coordenadora/coordenador pedagógica/o acompanhar o desenvolvimento dos alunos/as no decorrer de todo o ano letivo.

O encontrou contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Samia Najar, recepcionando a todos e todas dando boas-vindas e desejando um ótimo retorno e um ano repleto de conquistas e muito sucesso. Em seguida, o coordenador geral, Nilcelio Sousa, iniciou sua fala ressaltando o quanto a equipe gestora precisa ser sólida para que o trabalho tenha êxito e falou sobre a necessidade que a equipe tem de cada vez mais de construir saberes-fazeres que garantam um processo de ensino e aprendizagem como vez de forma mais dialógica e inferencial.

A 1ª roda de conversa foi finalizada com uma reflexão de uma mensagem de Augusto Cury: “Aprendi com o Mestre dos Mestres que a arte de pensar é o tesouro dos sábios. Aprendi um pouco mais a pensar antes de reagir, a expor – e não impor – minhas idéias e a entender que cada pessoa é um ser único no palco da existência”.

Fonte: www.mairi.ba.gov.br













Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem