Ribeiro e André Avelino

Acontece neste próximo final de semana (25 e 26), no Apides Palace Hotel, em Pedro Canário, norte capixaba, o 3º Encontro da Família dos descendentes de Salustiano Ribeiro e André Avelino. Este Encontro de Família abrange os RIBEIROS, RIOS, LEAL, FERREIRA, OLIVEIRA, BORGES, LIMA, CARNEIROS e tantos outros sobrenomes que vieram da descendência de Salustiano e André.

O evento vai para a sua 3º edição, e recebe familiares de todas as partes do país. A atividade festiva se inicia às 8h, no sábado (25), com o café da manhã. Às 10h ocorre a abertura oficial. Logo após, é realizado o momento de oração; às 11h é feita a apresentação do histórico da família. De acordo com o presidente da comissão organizadora, Cleuber Rios, haverá um espaço, com acervo fotográfico. Às 12h será servido o almoço e, à noite, a animação da festa fica por conta da reunião dançante, com o tema da festa, “Noite do Hawai”.

No domingo, as 9h, será celebrado um culto ecumênico, as 10h, palestra com o Pastor Alberto Bahia, da Igreja Batista Nova Jerusalém, com o tema: A importância da Família. As 11hs, foto oficial do evento e logo após almoço com saboroso churrasco. 

O encontro

Criado em 2016, o encontro dos descendentes de Salustiano Ribeiro e André Avelino, é um momento de confraternização entre familiares vindos de todos os cantos do Brasil. 

A primeira edição do evento aconteceu no Distrito de Posto da Mata, município de Nova Viçosa-BA, no ano de 2017.

 Em 2018 foi a vez da cidade de Feira de Santana receber a segunda edição. Já agora no ano de 2020, os familiares voltam a se reunir no estado do Espirito Santo, precisamente no município de Pedro Canário, em terras capixabas, esta, adotada carinhosamente por um dos percussores do 1º Encontro, na pessoa do saudoso Orlando Rios.

As centenárias Famílias Ribeiro e Oliveira

AS FAMILIAS RIBEIRO e OLIVEIRA, com mais de 130 anos de existência e tradição na região de Mundo Novo, Baixa Grande, Mairi e Ipirá, no sertão da Bahia, começaram a ser constituídas desde a época do ano de 1880.

Descendente de português, o Sr. SALUSTIANO RIBEIRO DA SILVA, filho do Sr. MANOEL RIBEIRO, nacionalidade portuguesa, vindo de Portugal para o Brasil no ano de 1820, para residir e trabalhar na cidade de Ipirá, Estado da Bahia, nasceu no dia 08/06/1860 na cidade de Ipirá.

Em 1880, se transferiu para o povoado de Pedras, município de Baixa Grande, Estado da Bahia, logo em seguida adquirindo terras na cidade de Mundo Novo, localidade da Fazenda Caboronga, apelidada de Jiribué, aonde veio morar definitivamente, casando-se com a Sra. ELVIRA DA SILVA LEAL, constituindo uma grande FAMÍLIA, tendo 15 filhos, sendo 07 homens e 08 mulheres.

ANDRÉ AVELINO FERREIRA DE OLIVEIRA, também de origem portuguesa, casou-se com Amélia Ribeiro Alves, então irmã de Salustiano Ribeiro, teve 14 filhos, sendo 07 homens e 07 mulheres.

Com isto, estas famílias descendentes de Salustiano Ribeiro  e André Avelino se tornaram uma das maiores e mais tradicionais daquela região e com a união com outras famílias como Família Rios, Borges, Ferreira, Leal, Lima, Carneiro e outras que constituem hoje uma grande descendência espalhada por todo Brasil.




Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem