A Secretaria de Saúde de Mairi, através da Atenção Básica, organizou uma oficina de socialização dos protocolos operacionais padrão de higienização de unidade de saúde para toda a equipe de auxiliares de serviços. Após a oficina teve a entrega do fardamento.

A proposta do treinamento teve como objetivo estabelecer um processo de trabalho padrão para a atividade, em conformidade com as normas de segurança e normas sanitárias.

A coordenadora da Atenção Básica, Mythelle Cruz, deu início a oficina com uma dinâmica que trazia as expectativas da gestão quanto à postura profissional e a importância de sempre se mostrar disponíveis aos munícipes já que todos são servidores públicos.

Em parceria com o Hospital Deputado Luis Eduardo Magalhães (HDLEM), a oficina foi mediado pela enfermeira Tatiane Almeida, que de forma dinâmica englobou o assunto com teoria e prática.

Tatiane falou sobre o que são microorganismos e infecções e como controlar os agentes infecciosos por meio da higienização, apresentando os produtos e ferramentas de trabalho disponíveis, como usar adequadamente cada um e em quais situações; a diferença entre limpeza, desinfecção e higienização; classificação de risco dos ambientes; e ainda sobre a importância da utilização dos equipamento de proteção individual, além de técnicas que facilitam a atividade.

O treinamento foi encerrado com um reflexão feita pelo vice-prefeito Gustavo sobre o trabalho de equipe e a diferença entre estar juntos e estar unidos. “Nem todas as pessoas que estão juntas estão unidas e o trabalho da equipe de saúde da família é construído com união”, destacou.

Elisete Oliveira, que trabalha na Unidade de Saúde da Família (USF) Morival Ferreira, conta que achou a experiência bem interessante. “Aprendi coisas que eu não sabia e que, além de usar no serviço, usarei também na minha casa, como a técnica dos dois baldes, o sentido da ordem consecutiva da limpeza dos ambientes ou até mesmo a forma com que passamos o rodo. Muito interessante também as dinâmicas, que falaram sobre auto estima, a maneira de acolher o outro e a reflexão sobre união” frisou.

Fonte: www.mairi.ba.gov.br








Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem