Profissionais de saúde de Mairi participaram de um treinamento para fortalecimento das ações contra o diabetes. Eles irão atuar dentro do Programa e da Sala de Pé Diabético.

De acordo com a Secretária de Saúde, Silvia Carneiro, a implantação do programa e da Sala irão contemplar equipamentos específicos para o diagnóstico do pé diabético e complicações vasculares (Kit para sala de Pé Diabético, composto por glicosímetro, esfigmomanômetro, estetoscópio, monofilamento, Doppler portátil, maca e mesa de curativo), além de realização de capacitações para prevenção, tratamento e a inclusão de imagens e exames para auxiliar no diagnóstico.

A Sala de Pé Diabético também será responsável por realizar a gestão do leito de feridas, a inspeção sistemática dos pés, orientar os métodos de descarga e uso de palmilha, realizar o desbastamento de calosidades e realizar pesquisa de pulso periférico.

O treinamento foi promovido pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), por meio da Escola de Saúde Pública (ESPBA) e do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), para prevenção e tratamento do pé diabético.

Fonte: www.mairi.ba.gov.br

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem