Nesta quinta-feira, 1º de agosto de 2019, foi realizada no Grupo Escolar Getúlio Vargas (GEGV), em Mairi-BA, a I Exposição de objetos, fotos e congêneres antigos sobre a cidade. O evento intitulado “Recordar é prestigiar a própria história” trouxe três espaços que recontam a história de Mairi. 

O primeiro espaço, montado pelos sétimos anos, mostrou, por meio de fotografias, as ruas, as pessoas e momentos históricos de Mairi. O visitante pôde vislumbrar momentos indeléveis do passado, rever imagens de pessoas que não fazem mais parte do plano terreno.

No segundo espaço, montado pelos quintos anos, trouxe as famílias tradicionais de Mairi (Moreira, Belas, Cohin, Finamore, Assuit, Gomes e Oliveira) que se fizeram presentes na construção dos espaços, na formação das lideranças e no desenvolvimento da cidade, além das outras famílias que foram se achegando no solo mairiense (Rios, Silva, Souza, Sousa, Cruz, Bastos, Barros, Catureba, Nepomuceno, dentre tantas outras).

No terceiro espaço, montado pelos nonos anos, fora apresentado a história desta pacata cidade por meio de objetos antigos, usados em outras épocas para os mais diversos fins, como: arados, candeeiros, máquinas de datilografia, mimeógrafos, lamparinas, máquinas de costura, moinhos, pilão, cédulas antigas, rádios, dentre tantos outros objetos. Nesse espaço também foram disponibilizados cartas de alforria, diário oficial do Estado da Bahia de 1923 e tantos outros documentos e artefatos.

O GEGV recebeu a visita de várias escolas do município e de pessoas ilustres de nossa cidade, como moradores antigos, professores e professoras, o atual prefeito e o vice-prefeito, vereadores, ex-alunos e ex-alunas. 

O Grupo Escolar Getúlio Vargas, em nome de sua diretora Maria Cleide Carneiro e vice diretora Maria Valdinei Rios, seus professores José Alan Almeida, Ivana Bastos, Ione Souza, Patrícia Sampaio, Jaciane Magalhães, Girlande Soares e dos coordenadores Maria Arlete Silva, Valteones Rios e Silviane Maia, além dos funcionários e alunos, agradecem a todos os que prestigiaram esse momento importante de nossa história.

Texto: Valteones da Silva Rios
Fotos e vídeos: Agmar Rios





















































































Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem