O índice CFA de Governança Municipal – IGM-CFA foi lançado em novembro de 2016 pelo Conselho Federal de Administração, que contou com auxílio técnico do Instituto Publix para o Desenvolvimento da Gestão Pública. O índice foi aprimorado, com novos dados, sendo recentemente divulgado a nova realidade da governança municipal no Brasil.

De acordo com o Portal IGM/ CFA(Índice CFA de Governança Municipal/Conselho Federal de Administração) que consiste em uma métrica de Governança Pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho; Piritiba ocupa uma posição de destaque, com a 128 ª posição, entre os municípios brasileiros com população de 20 a 50 mil habitantes.

Quando o recorte é feito apenas dentro do Estado da Bahia, o destaque se torna ainda mais evidente, Piritiba ocupa o 10º lugar.

Só para se ter uma noção, os municípios circunvizinhos ocupam lugar bem abaixo:

·         Mundo Novo – 32ª posição

·         Miguel Calmon – 75ª posição

·         Ruy Barbosa – 73ª posição

O Conselho Federal de Administração confirmou que em 2018, Piritiba atingiu 95,79% da população coberta pela atenção básica pelo SUS. Ademais, no índice de qualidade do investimento em Saúde, que varia de 0,0 até 1,0, Piritiba teve a pontuação de 0,79. Ibotirama, a primeira colocada no grupo 3, o qual Piritiba pertence, obteve apenas 0,58.

Procurado, o Prefeito Samuel disse receber o resultado com satisfação; pois demonstra que o município encontra-se no caminho certo; e que todos seus esforços em saúde foram reconhecidos por um órgão independente e sério, entretanto, não se guia apenas em índices, mas principalmente na avaliação da população semanalmente atendida em seu gabinete.

Quem desejar saber mais, pode acessar diretamente a página do Índice: http://igm.cfa.org.br


Fonte: Chapada Urgente

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem