Febre na internet, a fórmula pode trazer problemas à saúde bucal.

Baixa Grande, 8 de julho de 2019 - "Como clarear os dentes de forma rápida e por um preço mais em conta?". Pergunta comum na internet, a resposta vem, também, rapidamente: carvão ativado! Febre no mundo virtual, a fórmula aparece em vídeos, postagens, reportagens e blogs como uma solução capaz de trazer um sorriso branco e marcante a preços populares, entre R$ 15 e R$ 100.

O carvão ativado é um pó de coloração negra obtido por meio da queima de matérias orgânicas, sem oxigêncio e em altas temperaturas. Tem diversos benefícios e pode ser utilizado no rosto, no corpo e nos cabelos. No entanto, o uso do ingrediente da vez requer cuidados. O que parece ser uma solução pode transformar-se em um sério problema de saúde bucal. Sem estudos científicos que comprovem a eficácia deste tipo de tratamento, o uso do carvão ativado pode ser prejudicial ao paciente.

"O carvão mineral é corrosivo e abrasivo, o que gera desgaste e amplia a sensibilidade, além de provocar dor aos dentes", destaca o cirurgião-dentista Diego Oitaven, que atua com reabilitação oral e ortodontia na clínica Prodent, em Baixa Grande, no Piemonte da Chapada Diamantina.

Sem registro de testes e de protocolos acadêmicos que orientem o uso do carvão ativado, a recomendação é para que os pacientes procurem profissionais capacitados. "É preciso ter cuidado com as fórmulas milagrosas publicadas na internet. Além disso, as restaurações estéticas, por exemplo, podem ser prejudicadas ao entrarem em contato com a substância em questão", ressalta Oitaven.

Outras receitas - Os mesmos problemas provocados pelo uso do carvão ativado podem surgir a partir da aplicação de outras receitas caseiras encontradas na internet. A um clique do internauta é possível achar soluções como bicarbonato de sódio, morango, casca de banana, suco de limão e casca de laranja, entre outros. "Nenhum destes itens têm a capacidade de clarear os dentes. As combinações trazem, de fato, sérias complicações dentais", evidencia o cirurgião-dentista.

Fonte: Clínica Prodent

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem