A Secretaria de Educação em nome da gestão Mundo Novo com Amor se sente na obrigação de prestar alguns esclarecimentos à população em relação à escola Dilton Jacobina.

Antes de discorrer sobre o assunto é necessário deixar claro que a Escola NÃO será fechada. A mesma funcionará com a Educação Infantil, ou seja, com crianças de 03 até 05 anos de idade, conforme acordado em reunião com os pais.

A intenção da gestão em levar as crianças a partir de seis anos para Ibiaporã é elevar a qualidade do ensino oferecido, levando em consideração os direitos básicos dos alunos.

As classes multisseriadas são uma forma de organização de ensino na qual o professor trabalha, na mesma sala de aula, com várias séries do Ensino Fundamental simultaneamente, tendo de atender a alunos com idades e níveis de conhecimento diferentes.

É comprovado cientificamente que alunos que estudam em escolas seriadas possuem um aprendizado superior às escolas multisseriadas, uma prova disso é que escolas multisseriadas não participam da Prova Brasil e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Sendo assim escolas multisseriadas são mantidas apenas em áreas de difícil acesso onde a mudança para outras escolas nem sempre é possível, por conta da distância.

Em reunião realizada com os pais em outubro de 2018, ficou claro a possibilidade dessas crianças passarem a estudar em Ibiaporã no ano de 2019. 

Foi colocado todos os pontos negativos do multisseriado e as perdas que os alunos possuem a exemplo dos programas federais que visam a melhoria na qualidade do ensino como o Mais Alfabetização que infelizmente não pode ser contemplado em escolas com número reduzido de alunos.

Quem mais perde com escolas multisseriadas sendo mantidas são os nossos alunos, Gestor responsável tenta reduzir ao máximo escolas multisseriadas, pensando exclusivamente no bem das crianças.

Levando em consideração tudo que foi explanado, que a Escola Dilton Jacobina não é de difícil acesso e a pequena distância entre as comunidades de Visgueira e Ibiaporã a gestão se compromete:

Conduzir com segurança as crianças a partir de 06 anos para a comunidade de Ibiaporã.

Proporcionar a essas crianças estudar em escola seriada onde os alunos estarão convivendo com crianças da mesma idade e níveis de conhecimentos parecidos dentro da sala de aula.

Elevar a qualidade de ensino, ou seja, as crianças menores não pularão etapas e as maiores poderão avançar mais.

Dar acesso às crianças aos programas do governo federal que visam a melhoria na qualidade de ensino.

Isso mostra compromisso e responsabilidade com a Educação, além do respeito pela comunidade, pois como colocado no início do texto a escola CONTINUARÁ FUNCIONANDO com a Educação Infantil.

Juliane Maria Cerqueira Leal
Secretária Municipal de Educação

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem