Em reunião realizada na última sexta-feira (11), com os professores, o secretário de educação do município de Pintadas, e também vice prefeito, Carlos Alberto, informou a categoria, que não há dinheiro suficiente para pagar os salários de dezembro. O vice prefeito estava acompanhado do secretário de finanças, que respaldou sua fala.

Questionado pelos professores de o por quê isso está sendo recorrente, o secretário de educação apenas disse que o recurso do FUNDEB é insuficiente para pagar os profissionais de educação.

O professores nos informaram que o atrasado no pagamento dos profissionais de educação, também aconteceu em outubro do ano passado, e que Pintadas é a única cidade do Território da Bacia do Jacuípe que não paga o piso nacional da categoria, garantido em lei federal.

Também apuramos que os professores de Pintadas estão sem receber reajuste salarial há 3 anos. É válido dizer, que não só os docentes estão sem reajuste. A prefeitura de Pintadas, nos últimos três anos, vem reajustando apenas os trabalhadores que ganham salário mínimo, isso por conta de força da lei, e que ninguém pode receber abaixo de salário mínimo, hoje em R$998,00.

O último reajuste dos servidores de Pintadas, foi em 2016, dado pelo antigo gesto, Edenivaldo Mendes, conhecido como Curujão.

Nossa produção também apurou que os trabalhadores municipais de Pintadas não recebem as progressões horizontais, chamadas letras. Essas progressões eram pra acontecer de 3 em 3 anos (triênio), e é garantida em lei municipal, mas o prefeito, João Batista, conhecido como Batista da farmácia, recusa-se a cumpri-la. As progressões verticais também não são cumpridas. Essas acontecem quando o servidor muda de nível de escolaridade, ou faz curso de aperfeiçoamento.

O reajuste anual de salário, garante ao trabalhador, o poder de compra, pois a inflação acumulado em um ano, desgasta o poder aquisitivo, fazendo-se necessário a correção.

Fonte: Hora 1 Noticias

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem