Uma barragem da mineradora Vale se rompeu no início da tarde desta sexta-feira, 25, em Brumadinho, cidade de cerca de 40.000 habitantes na região metropolitana de Belo Horizonte. Segundo o Corpo de Bombeiros, o rompimento ocorreu na região do córrego do Feijão, na altura do quilômetro 50 da Rodovia MG 040. Um helicóptero da corporação sobrevoava a região na tarde desta sexta. Ainda não há informações sobre vítimas.

Conforme a Vale, a barragem armazenava rejeitos de minério de ferro. A mineradora divulgou uma nota informando sobre o rompimento da barragem, que ficava na Mina Feijão. Segundo a empresa, “as primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco”. A Vale afirma ter acionado os bombeiros e ativado seu “Plano de Atendimento a Emergências para Barragens”.

Por meio de um comunicado no Facebook, a prefeitura de Brumadinho orientou a população a manter distância do leito do rio Paraopeba.

O governo de Minas Gerais enviou uma força-tarefa ao local do rompimento da barragem, onde já atuavam os bombeiros e a Defesa Civil. Segundo a gestão do governador Romeu Zema (Novo), foi criado um gabinete estratégico de crise para acompanhar as ações.

O porta-voz do governo do presidente Jair Bolsonaro, general Otávio Santana do Rêgo Barros, tem um pronunciamento previsto para as 17h desta sexta-feira, no qual deve tratar do rompimento da barragem na cidade mineira.

Um dos maiores museus de arte contemporânea do Brasil, o Inhotim, que fica em Brumadinho, foi evacuado por segurança. O instituto, que guarda uma acervo milionário, só voltará a receber visitas depois que se conhecer a extensão do vazamento de rejeitos.

Fonte: Veja







Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem