Na tarde desta quinta-feira, 25 de outubro de 2018, o Blog Agmar Rios realizou uma entrevista na associação comunitária do povoado do Uruçu, no município de Mairi-BA.

O repórter Diego Silva entrevistou o presidente da associação, Gilvan, o membro do conselho fiscal, Tonho do Uruçu e a tesoureira, Neide. 

A entidade foi fundada em 1986. Durante esse tempo, a mesma vem gerando emprego e renda para alguns moradores da comunidade. 

Todos os anos, a associação realiza a Festa do Licuri, com objetivo de comercializar produtos com sabores do licuri. Tem cocada, pudim, sorvete, azeite, artesanato e outros. 

Para um bom desenvolvimento nos trabalhos, os membros da associação conseguiram  máquinas para despelar e quebrar o licuri, extrair o óleo e produzir ração animal. 

Segundo Neide, o azeite de licuri não é torrado. É extraído a frio. Serve para usar na salada e é um santo remédio para curar cicatriz e hidratar cabelos. Roupas confeccionadas com palhas, casca e amêndoa do licuri, são usadas no desfile da rainha na festas do licuri e das escolas. 

Fábrica de polpa de frutas

A fábrica de polpa de frutas "Sabores e Saberes do Uruçu" está gerando 10 empregos diretos e beneficiando vendedores de frutas da região. As polpas estão sendo comercializadas em vários comércios. 

Os produtos produzidos pela associação, são comercializados na Feira da Economia Solidária, nas feiras livres de Mairi e do distrito de Angico e por encomendas.

(74) 9 9991-1548, falar com Tonho do Uruçu
(74) 9 9977-9325, falar com Gilvan do Uruçu

Festa do Licuri

No dia 06 de maio deste ano, foi realizada a 6ª Festa Municipal do Licuri, com o tema: Resgatando os Saberes e os Sabores Locais.

É um momento de celebrar, comercializar os produtos e mostrar para a comunidade local e visitantes, a importância da preservação do licuri.

Durante a festa acontecem missa, almoço com sabor do licuri, apresentações das escolas, sambadores e cantiga de roda, concurso sabor do licuri, quebra do licuri, desfile da Rainha do Licuri e shows ao vivo. Clique aqui e veja mais.
































Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem