No último final de semana comemoramos dois dias especiais: o Dia do Colono (25/07) e o Dia do(a) Agricultor(a) (28/07). Para muitos, "colono" e "agricultor" são sinônimos: significam aquele que trabalha na terra e dela tira seu sustento. Mas há diferenças, claro. Em sua origem, colonos são aqueles(as) que vieram de outros países, ou estados, e povoaram outra região geográfica, se estabelecendo por meio do trabalho rural e mantendo suas tradições, características culturais e religiosas. Por isso, o termo é mais utilizado nas regiões sul e sudeste do Brasil, onde, no final do século 19 e início do século 20, foram grandes as migrações de trabalhadores rurais alemães, italianos, japoneses e de outras nacionalidades. Os migrantes se estabeleciam nas fazendas em regime de colonato – moravam em casas cedidas pelos(as) proprietários(as) das terras, podiam ficar com parte da produção e produzir para a própria subsistência. O(a) agricultor(a), de acordo com dicionários e enciclopédias, é aquele(a) que cultiva a terra, que transforma o solo e nele produz os vegetais de que precisamos para nos alimentar, alimentar aos animais, produzir tecidos e diversos materiais, como combustíveis, cosméticos, remédios, papel e uma infinidades de coisas. Assim, podemos concluir que os colonos são agricultores(as), ainda que nem todo(a) agricultor(a) seja colono. 

No município de Mairi-BA, este ato aconteceu no último domingo, 29 de julho de 2018, momento em que além de comemorar foram feitas muitas reivindicações por parte do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e das demais autoridades presentes. 

O ato foi realizado no Auditório de reunião da Delegacia Sindical do distrito do Angico, contando com a presença do Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente- Gileno Sena, do Vereador Luiz do Angico - Secretário de Formação Politica e Vereador de Candeal- Romário, do Vice-Prefeito de Mairi- Gustavo e do representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura- João da Cruz.

Em seus pronunciamentos, todos lembraram das conquistas já adquiridas para a categoria e da necessidade de estarmos unidos e organizados para enfrentar as dificuldades que teremos que pela frente com abordagem principal sendo proposta de reforma da previdência e eleição 2018.

Na oportunidade ainda foi apresentada pelo Sindicato uma pauta de reivindicação abordando temas referentes a:

- Segurança pública no campo

- Fortalecimento da agricultura familiar

- Meio ambiente e recursos hídricos

- Infraestrutura no campo

- Previdência

- Terceira idade

No período da tarde foi o momento de comemorarmos com mais uma bela apresentação do Grupo de forrozeiro.



































Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem