O ex-prefeito de Jaguarari, Everton Carvalho Rocha foi denunciado mais uma vez pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). Ele e outras seis pessoas, entre elas dois ex-secretários municipais, são apontados pelo órgão estadual de envolvimento em um esquema de fraudes em processos licitatórios em Jaguarari, no norte da Bahia.

Everton Rocha teve o mandato cassado em sessão realizada na Câmara de Vereadores da cidade no dia 29 de março. Ele é apontado pelo MP-BA de crime político/administrativo em denúncia encaminhada pelo ex-vice-prefeito de Jaguarari.

De acordo com o MP-BA, na nova denúncia, o ex-prefeito e as outras seis pessoas, fraudou procedimentos licitatórios com o objetivo de obter vantagens para a empresa Valutare Consultoria Tributária Ltda. 

Conforme apontam as investigações do MP-BA, em agosto de 2017, o município abriu processo licitatório para contratação de empresa prestadora de serviços de software. A sessão de recebimento das propostas ocorreu em setembro, mas, desde o mês de agosto, a Valutare já prestava efetivamente o serviço ao município.

Consta, inclusive, nos autos um contrato assinado pela Valutare logo após a retirada dos editais, o registro de que a empresa venceu a licitação, mesmo com todas as irregularidades e não preenchendo os requisitos formais. Além disso, no início deste ano, novo certame foi direcionado em favor da Valutare.

A denúncia apresentada à Justiça hoje é fruto da "Operação Fallitur Visio", deflagrada no dia 28 de março pela Promotoria de Justiça de Jaguarari, com apoio da Promotoria de Justiça Regional de Senhor do Bonfim e da Promotoria de Justiça de Central.

Caso

Everton Rocha já havia sido cassado em uma sessão no mês de fevereiro, mas conseguiu permanecer no cargo por conta de uma liminar. Antes da cassação, o MP-BA também já tinha pedido afastamento de prefeito de Jaguarari por contrato ilegal com empresa durante festejos juninos.

Fonte: G1 Bahia

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem