Na noite desta terça-feira, 12 de abril de 2016, aconteceu uma manifestação na cidade de Mundo Novo, pedindo a volta do Delegado de Polícia Civil, José Adriano da Silva.
Os manifestantes se reuniram próximo a Casa Sampaio, depois seguiram para a Câmara Municipal de Vereadores, momento que a sessão estava começando.
Por motivo da manifestação, a sessão foi encerrada e os manifestantes desceram para a casa do prefeito Luzinar, depois seguiram para a casa do delegado.
Dr. Adriano foi transferido para a Delegacia Territorial de Ipirá, após 7 anos e três meses à frente dos trabalhos da Delegacia de Polícia Civil de Mundo Novo.
Segundo José Adriano, esta foi uma notícia que pegou a todos de surpresa, inclusive a ele, que já havia manifestado o seu interesse de permanecer em Mundo Novo, cidade onde ele desenvolveu um trabalho policial reconhecido pela maioria da população.
“A população tem conhecimento de nossa dedicação e de que eu não tinha a menor intenção de deixar Mundo Novo. Aos amigos comunico que permanecerei residindo na cidade de Mundo Novo. Cidade que escolhi para viver. Cidade onde convivo com minha esposa e estudam os meus filhos”, disse José Adriano.
O delegado Caryl Chesman de Oliveira, que estava atuando na delegacia de Ipirá, foi transferido para a delegacia de Mundo Novo. Caryl sofreu um AVC e se envolveu em acidente no dia 06 deste mês, nas proximidades de Feira de Santana, quando estava indo para Salvador, após receber notícia do falecimento de sua avó, que mora na capital do Estado.
Por esse motivo, a delegacia de Mundo Novo continua sem delegado. Dr. Adriano começou a trabalhar na delegacia de Ipirá na última segunda-feira, dia 11.