Pois é uma notícia surpreendente, mas é real. O Povoado de Várzea do Meio no Município de Várzea da Roça-BA, vem experimentado algo inédito na saúde e saneamento básico. Com ação de recolher e reciclagem dos resíduos sólidos o lixo passou a ser, também, fonte de renda, mas, principalmente o principal agente contribuidor para manter os vírus sem impactar a saúde dos moradores daquela comunidade.

Pois tudo começou com o Projeto Despertar em parceria com a Secretaria de Educação no Colégio José Carneiro daquele Povoado, além de grande contribuição dos alunos, e do corpo de Professores do Ensino Fundamental I e II, as ações com integração e seriedade promoveram, até o momento, um índice curioso Zika, Chikungunya e Dengue. Não constataram nenhum caso nessa comunidade, o quê se atribui, tão somente, ao Projeto Despertar como se vê nas matérias circuladas nas Redes Sociais como Facebook na Fan Page do Colégio José Carneiro facebook.com/jose.carneiro.18488 - que envolve reciclagem dos resíduos sólidos e recolhimento desses (lixo) em residência por os alunos ( moradores) da própria comunidade.

Pessoalmente como Professor do Ensino Fundamental II no Colégio José Carneiro ouvindo as repercussões dos moradores em entrevista de campo, estou feliz e surpreso com essa notícia, o que me cabe divulgar para que outros Povoados, Escolas, Secretarias de Educação no Brasil tome como meta abraçar o Projeto Despertar que vem surtindo efeitos maravilhosos.

Não deveríamos nos calar perante o quê dá certo, cabendo-nos compartilhar. Assim, evitaremos as polêmicas, as críticas destrutivas perante esses vírus tão nocivos à saúde pública do povo brasileiro. Sabemos que em Várzea da Roça temos um grande problema na Sede do Município a falta de saneamento e rede de esgoto, onde várias ruas estão infestadas com escoamento irregulares onde sanitários das casas escorrem suas urinas as ruas, quando deveriam, no mínimo ser promovido campanhas para construção de fossas sépticas, um buraco de meio metro de fundura resolveria um desses terríveis casos de falta de saneamento em Várzea da Roça, fica aqui o alerta a propostas simples e conhecida por o povo nordestino.

Professor Ângelo Almeida
Postagem Anterior Próxima Postagem