Sabemos da gravidade da situação da tríplice epidemia (Dengue, Chikungunya e Zika Vírus) em nosso município/estado e país, todos os dias os meios de comunicação divulgam dados alarmantes tanto sobre o número de pessoas que adoecem como dos graves problemas de saúde associados a eles, mas caso notificado não necessariamente configura caso confirmado, e todos os casos, em Mairi representam apenas suspeitas, ou seja, quem apresenta os sintomas é supostamente ‘‘diagnosticado’’ com alguma das doenças.
Para ampliar, clique na imagem
Os dados apresentados pelo telejornal se referiam aos municípios que apresentavam maior frequência de casos SUSPEITOS das arboviroses, conforme quadros 1, 2, e 3 da Secretaria de Saúde do Estado - SESAB. Porém, a confirmação só poderá ser feita através de exames laboratoriais, sendo o LACEN (Laboratório Central do Estado) o responsável pela realização dos mesmos.

A Secretaria não tem a pretensão de omitir casos suspeitos, para obter dados, sabendo das subnotificações que acontecem nas unidades de atendimento (Unidades Básicas de Saúde e Hospital) houve treinamento para os Agentes Comunitários de Saúde e Endemias para que haja, no ato da visita domiciliar a investigação de casos suspeitos e ali mesmo, a notificação ser feita. Além disso, fazemos buscas nos prontuários médicos do hospital semanalmente para detectar caos que não foram notificados.
Desde o segundo semestre de 2015 que a Secretaria da Saúde vem alertando a população para o risco de um surto nos primeiros meses de 2016, preocupados com essa possibilidade intensificamos os trabalhos diários, capacitamos Médicos, Enfermeiros, Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, trouxemos o fumacê três vezes em oito meses, fizemos UBV intercostal, realizamos atividades educativas em diversas escolas. Portanto, esta situação que se apresenta hoje, no município não nos pegou de surpresa.

É importante ressaltar que estamos agindo com todo empenho para revertemos este terrível quadro e temos a certeza que conseguiremos, já podemos observar uma gradual redução das notificações nas duas últimas semanas, com a colaboração da população temos a certeza que atingiremos nosso objetivo, afinal TODOS NÓS SOMOS RESPONSÁVEIS.

FONTE: ASCOM – Prefeitura Municipal de Mairi






Postagem Anterior Próxima Postagem