As reuniões das Comissões da Assembleia Legislativa movimentaram a casa na manhã, desta terça-feira, 24 de fevereiro. A data marca o início das atividades e debates dos colegiados, que discutem diversos temas a fim de propor ações que beneficiem o dia a dia da população. A deputada Neusa Cadore participou das atividades das Comissões de Agricultura e de Desporto, Paradesporto e Lazer.

A agenda da deputada Neusa começou na Comissão de Agricultura. Ela lembrou a importância da agricultura familiar para o estado e elogiou a criação da Subcomissão de Agricultura Familiar, dentro do colegiado. "Considerando a existência de cerca de 700 empreendimentos da agricultura familiar no estado, este é um espaço importante para cobrar políticas públicas, debater desafios e fortalecer entidades representativas, como por exemplo, o Fórum Baiano de Agricultura Familiar", avaliou Neusa.

A parlamentar ainda lembrou as ações do governo do estado que reforçam o valor da subcomissão."O governador Rui Costa criou a Secretaria de Desenvolvimento Rural - SDR para incentivar, pesquisar e desenvolver este seguimento. Com a subcomissão podemos contribuir com esta prioridade do governo", afirmou Neusa.

Na reunião, os parlamentares também apresentaram sugestões de atividades e temas a serem discutidos na comissão, como a visita a alguns municípios, a lavoura cacaueira do estado e a aproximação com as agências de fomento à agricultura.

Na segunda parte da manhã, a deputada Neusa participou da reunião da Comissão Especial de Desporto, Paradesporto e Lazer. Presidido pelo deputado Bobô, o colegiado discutiu a importância da presença feminina no debate dos temas ligados a juventude, especialmente no combate ao uso das drogas.

Entre as ações sugeridas pelos parlamentares está a articulação com secretarias de governo para que o esporte seja uma política do estado. A Secretaria de Educação, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e a Sudesb - Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia - são algumas das instâncias que serão procuradas pelo colegiado. "É oportuno a comissão discutir com várias secretarias para que o governo possa ampliar o orçamento do esporte e apresentar novas políticas", ponderou Neusa que entende o esporte como um fator determinante para a formação da juventude e combate à violência.

Ascom Neusa Cadore

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem